10 de março de 2011

International Supestar Soccer 64

Capa tão feia...
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Osaka
Publicado por: Konami
Plataforma: Nintendo 64
Lançamento: 01-06-1997 (EU), 31-07-1997 (EUA), 18-09-1997 (JP)
Género: Futebol
Modos de jogo: Exhibition, World League, International Cup, Penalty Shootout e Training, para um jogador e até quatro.
Media: Cartucho de 96 megabit
Funcionalidades: Compatível com N64 Memory Pak para gravação de progresso
Outros nomes: Jikkyou World Soccer 3 (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Muitas horas de jogos nos vários modos.

(Hoje não tenho nada a declarar. Nada mesmo. :P)

Demasiado texto...
O futebol é daqueles desportos que está espalhado pelo mundo inteiro e que faz multidões pararem. É simples e quando jogado a sério e bem, é um espectáculo emocionante como qualquer outro, especialmente se for um campeonato do mundo e estivermos a torcer pelo nosso país. Claro que nem todos gostam o desporto-rei, sendo eu uma dessas pessoas. O não gostar é relativo, a minha posição é mais não "ligo nenhuma a menos que seja campeonato do mundo", ou talvez um jogo da liga inglesa ou italiana. Em Portugal, dispenso o nosso futebol por muitas e diversas razões. Mas como já é costume por estas bandas, isto não interessa nada! É apenas uma introdução ao jogo de hoje, que é de... futebol. Entrou na minha colecção em 1997, não sei bem em que circunstâncias, sou sincero. Penso que tenha sido a Concentra connection, é que nesse período de tempo, só pode mesmo ter sido isso... xD


International Superstar Soccer 64, ou ISS64, é um jogo de futebol. Obrigado Capitão Óbvio! Bom, é mais um jogo de futebol, que surgiu numa época onde não havia muita escolha pois era FIFA ou isto. Mas espera... agora não é assim?! Por acaso... agora é FIFA ou PES. Sim, nada mudou, continua tudo na mesma. Mas voltando a 1997, ISS64 é o seguidor de ISS e ISS Deluxe, ambos de Super Nintendo e o concorrente directo de FIFA97/98. Os FIFA tinham a vantagem da licença mas ISS ganhava em tudo o resto, desde o grafismo à jogabilidade. Também optava, nesta altura, por uma vertente mais arcada sem grandes possibilidades de mexer na estratégia de jogo como acontece hoje em dia. Mas naquele tempo eram poucos os que ligavam a isso e esses dedicavam-se ao Championship Manager no PC e até ao Elifoot!

O conjunto completo.
Mas adiante, ISS64 tinha uma componente gráfica forte, tirando bom partido das capacidades visuais da N64 e mostrando ao jogador modelos 3D bem conseguidos e alguns deles com muitas parecenças a certos e determinados jogadores famosos. Os estádios também estavam à maneira e tudo corria a uma velocidade aceitável, mesmo quando estavam quatro jogadores em simultâneo a baterem-se pela vitória.

Sonoramente, ISS64 conseguia a proeza de ter comentários áudio no cartucho, o que era algo de louvar. O problema, é que o comentador repetia-se vezes sem conta pois o espaço era limitado e as opções de fala não eram assim tantas. Era bem capaz de chegar a dizer a mesma coisa três e quatro vezes seguidas, caso fizemos jogadas idênticas ou parecidas. Mas não é isso que faz dos comentários um ponto negativo, antes pelo contrário, é algo espantoso de se ter num cartucho com tão pouco espaço. O som em geral estava óptimo, com especial ênfase nos sons da bola que são fenomenais, desde o mais ligeiro toque ao maior estoiro na boneca. :)

O único screenshot decente que encontrei.
Na parte jogável, é sem dúvida onde brilhava pois controlar os jogadores era facílimo e qualquer pessoa rapidamente se habituava, até porque eles não tinham assim muitos movimentos para além de umas quantas fintas. O resto era bola para a frente e muita técnica. Tinha os seus momentos irrealistas, especialmente visíveis nos replays onde nem sempre o jogador que chutava parecia ter atingindo a bola, estando esta a uns centímetros de distância. Enfim, pormenores. Mas para altura era sem dúvida um dos melhores jogos de futebol, conseguindo ser melhor que as versões de PlayStation que só deram a volta quando adoptar o subtítulo "Pro Evolution".

Com seis modos de jogo à disposição, ISS64 era tudo menos aborrecido. O World League era provavelmente o mais longo mas mais apetecível. Se tivéssemos pachorra, podíamos ainda fazer os nossos próprios jogadores, o que era uma maneira de termos nomes oficiais sem licença da FIFA. E o multiplayer era suficientemente divertido para nos manter com mais três macacos a jogar durante uma tarde inteira.

São estes pequenos pormenores que fazem de ISS64, um JOGALHÃO DE FORÇA!

Samus Aran, volta para concluir uma trilogia, já amanhã... :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário