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A capa do jogo em suporte físico. |
Desenvolvido por: SCE Studio Liverpool
Publicado por: SCEE
Plataforma: PlayStation Network (PS3)
Lançamento: 25-11-2008 (EUA), 19-02-2009 (EU)
Género: Futurist Racing
Modos de jogo: Modo campanha para um jogador, Multiplayer local em splitscreen para dois jogadores, Multiplayer online
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (2GB), Gravação de progresso no disco rígido da consola, HD 720p, 1080i, 1080p, Compatível com Sensor de Movimento, Suporte de auricular Bluetooth
Estado: Não se aplica.
Condição: Não se aplica.
Viciómetro: Ainda não o terminei mas já tenho bastantes horas de corrida.
(Já vejo o fim à lista!)
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Os menus são simples mas funcionais. |
Há uns anos atrás, ainda no tempo da velhinha
PlayStation, apareceu um jogo que combinava duas coisas que aprecio bastante: ficção científica e velocidade. E não era difícil sair algo de bom desta mistura pois velocidade com naves todas cheias de artimanhas a correr em pistas futuristas é o suficiente para atrair qualquer, especialmente ao sabor de boa música. Surgiu assim a série do jogo que hoje trago até aqui. Este exemplar digital foi um dos jogos de oferta pelo "apagão" na
PSN, tendo portanto chegado a custo zero. Melhor ainda é trazer a expansão.
WipEout HD Fury é a mais recente aposta desta série na PS3 onde o grande objectivo é participar numa competição feroz de corridas tentado sair vencedor. Estas corridas porém não se resumem apenas a ficar em primeiro pois os objectivos vão mudando consoante as provas mas já lá chegamos.
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Os visuais são excelentes. |
Visualmente,
WipEout HD Fury revela ser um jogo bastante simples mas imensamente atractivo, tanto pelo
design geral dos níveis, desde as próprias pistas ao ambiente circundante como também pelas naves, onde a originalidade prima dando lugar a criações bastante distintas e curiosas. A fluidez é a palavra de ordem neste jogo, onde a
framerate se mantém nos 60
frames a
1080p, caso a vossa televisão e cablagem o permita, proporcionando uma sensação de velocidade completamente estonteante e vertiginosa. Atrevo-me a dizer que este jogo figura no meu Top5 de "Jogos para se jogar quando se está com os copos ou com a moca", pois um dos modos de jogo é deveras brutal neste campo.
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Modo cogumelos alucinogénos. |
Escusado será dizer que a banda sonora de
WipEout HD Fury é espantosa pois isso é uma coisa que desde o primeiro jogo se tornou num dos pontos de referência desta série. A música é sempre escolhida a dedo, tendo em consideração o estilo electrónico, que é um dos meus favoritos embora isso não agrade a todos. Paciência,
WipEout ao som de
metal ou outra coisa qualquer não era a mesma onda. Porém, neste jogo isso é possível pois podemos fazer a nossa própria banda sonora e incluir as músicas que bem entendermos. Pessoalmente fiz uma extensão da banda sonora original que é excelente e inclui nomes como
DJ Fresh,
Mason e
Booka Shade, entre outros. A minha alargou-se consideravelmente tendo cerca de 50 faixas para curtir em todas as pistas e todos os modos.
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HUD à antiga como em WipEout 2097. |
A jogabilidade é aquilo que todos os que jogaram pelo menos um dos títulos anteriores, já conhecem. Inicialmente custa e vamos andar a bater contra tudo mas com tempo e treino, começamos a percorrer aquelas pistas como se as conhecêssemos desde sempre. O único entrave são mesmo os adversários que são bem manhosos e a qualquer altura podem dar a volta ao resultado desde nos bombardearem com qualquer porcaria que nos abrande ou simplesmente pulverizarem-nos, de modo a que a corrida termine de imediato. Como é de calcular podemos fazer-lhes o mesmo e alterar as coisas a nosso favor. O modo campanha divide-se em vários eventos e as corridas não se limitam apenas a termos de as ganhar em primeiro lugar. Isso é exclusivo aos modos
Single Race e
Tournament, onde convém acabar em primeiro e arrecadar o maior valor de pontos. Já nos modos
Speed Lap e
Time Trial, o adversário é o nosso relógio e os nossos tempos. Finalmente surge o
Zone Mode, originário de
WipEout Fusion, onde as coisas mudam de figura, literalmente. O cenário e a nave deixam de ter texturas dando lugar a uma mescla de cores que muda consoante as zonas que vamos passando. O grande objectivo é mesmo passar o maior número de zonas possível mas isto tem um contra, a velocidade da nave vai sendo cada vez maior e visto neste modo a velocidade ser automática, não podemos abrandar. A corrida termina quando a energia da nave acaba devido à mocada que sofreu no processo. Este modo é genial e coloca o jogo no tal Top5 que referi acima.
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O modo Zone, ainda muito calmo. |
O modo
online do jogo confesso que pouco o joguei mas é muito simples: competimos contra outros jogadores nos modos
Single Race e
Tournament. Uma diferença é que quando a nave explode não perdermos e fazemos
respawn pouco depois. Para além disto, temos ainda o modo
splitscreen que é auto explanatório. Para os novatos, o jogo tem um sistema de
Pilot Assist, que permite corrigir a trajectória da nave, impedindo assim de batermos nas extremidades da pista ou simplesmente sairmos fora dela, caso isso seja possível. Ainda assim este sistema não faz milagres pelo que o jogador tem de ter o mínimo de perícia. O jogo permite-nos ainda tirar fotos de qualquer momento da corrida, podendo depois o jogador alterar a mesma e partilhá-la com outros. A expansão
Fury, para além de trazer uma nova imagem aos menus e afins, veio a introduzir alguns modos de jogo novos como por exemplo Eliminator,
Zone Battle e
Detonator, oito pistas novas, treze naves novas e ainda algumas músicas. É de referir que tanto estas pistas como as originais são todas oriundas de
WipEout Pulse e
WipEout Pure, ambos de
PSP.
Para quem gosta de velocidade e naves, este jogo é o ideal. É rápido, frenético, divertido e com muito para se fazer, seja sozinho ou com mais pessoal. E tem a benesse de se poder jogar a qualquer altura e voltar a jogar sem perder pitada. Por todas estas razões, é sem dúvida um JOGALHÃO DE FORÇA!
Amanhã, fazemos mais uma visita à nossa cidade fantasma. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
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