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Mais uma custom cover. |
Desenvolvido por: Sumo Digital
Publicado por: Konami
Plataforma: PlayStation 3 (PSN)
Lançamento: 04-12-2008 (EU), 15-01-2009 (EUA), 25-02-2010 (JP)
Género: Corridas
Modos de jogo: Modo Arcade para um jogador, Multuplayer online com vários modos de jogo para até 8 jogadores
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido da consola, Compatível com Função de Vibração, Compatível com Sensor de Movimento, Compatível com PlayStation Eye, Compatível com Headset, DLC adicional
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o várias vezes e dá para jogar sem compromisso.
(Parece que hoje não será dia de praia.)
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Este Mini parece que encolheu. |
Muitos eram os jogos nas arcadas, que na década de 90 faziam a nossas delícias por serem nitidamente superiores a qualquer um dos que tivéssemos em casa. Quando refiro superior não quer dizer que fossem melhores, nada disso. Eram apenas tecnicamente mais avançados e isso era um chamariz. Obviamente muitos deles eram de facto bons mas o grande problema era que só existiam nas máquinas e nunca foram lançados para consolas até esta actual geração ter chegado. Muitos viram-se então lançados para
Wii,
PS3 e
X360, para gáudio dos fãs da velha guarda. O jogo de hoje é um desses casos, tendo sido apenas lançado na
PSN ao preço de 12.99€, não contando com o
DLC. E foi esse o preço que me custou.
GTI Club+ Rally Cote d'Azur é um simples jogo de arcada onde o objectivo é corrermos contra outros adversários no percurso de Cote d'Azur, que se divide em vários trechos, dentro daquela localidade, dando origem a três percursos parecidos mas cheios de truques e manhas. Este número aumenta para seis se contarmos com os percursos no sentido inverso. E é isto, simples mas altamente viciante, até porque mesmo nas arcadas incluía outro modo de jogo para vários jogadores, onde tínhamos de passar a bomba aos outros. Uma espécie de "batata quente" mas com carros.
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Vira, vira...VIIIIRA! |
Como seria de esperar esta nova versão de
GTI Club+ sofreu diversas alterações em todos os campos, a começar pelo grafismo, completamente modificado para assentar nos padrões
HD. Assim sendo, temos algo visualmente sólido e com uma fluidez consistente, correndo a 60
frames constantes, ocasionalmente quebrados por muita confusão no ecrã. Mas é raro, muito raro mesmo. Para condizer, os 720p dão-lhe um
look ainda mais limpinho resultando numa agradável experiência, até porque o cenário é agradável e podemos andar a reinar só mesmo numa de curtir a cidade como se fossemos turistas, ignorando a corrida. Eu fiz isto!
O som também foi alvo de makeover e apresenta-se agora mais límpido, com música discreta mas funcional. O som dos carros é bastante convincente e a atenção ao detalhe não foi descurada, ainda que se trate de um jogo tipicamente arcade. Claro que grande parte do tempo vamos ouvir derrapagens e buzinas, visto ser frenético a esse ponto. Online então, as buzinadelas são a melhor maneira de irritar os adversários, sobretudo se levarem uma sirene da polícia constantemente a fazer barulho!
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Picardias necessárias. |
Quando pegamos no comando,
GTI Club+ comporta-se tal e qual como se estivéssemos a jogar na máquina, com uma jogabilidade muito boa e acima de tudo extremamente simples e viciante. E dominá-lo também não é nada difícil pois em pouco tempo vamos estar a fazer curvas em
drift que nem gente grande, algo que aumenta muito a competitividade, especialmente
online. E por falar em
online, o deste jogo está excelente, desde as corridas normais, aos modos
Bombtag onde nos fartamos de rir com as situações que são possíveis de criar. O único problema é não ser muito estável, ou pelo menos não era, inicialmente. Uma grande falha é a ausência de
splitscreen, algo que iria resultar muito bem. Mas voltando ao
single player, o jogo divide-se em três dificuldades,
Easy,
Medium e
Hard, que se traduzem nos percursos. O
Hard tem os atalhos todos abertos, o
Easy não. O
Medium é o meio termo. Obviamente a dificuldade afecta o comportamento dos adversários, que neste jogo são bastante batoteiros.
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Até faz faísca! |
Ao contrário da versão arcada,
GTI Club+ só nos oferece este percurso da Riviera Francesa, em vez de trazer também Itália, Estados Unidos e Reino Unido. Por outro lado, ficou a promessa de um
DLC com os percursos adicionais mas até hoje nada saiu. Em termos de veículos temos os do jogo original sendo eles
Morris Mini Cooper 1275S (Mk1),
Renault 5 Alpine Turbo (A5/R122B),
Volkswagen Golf GTi (Mk1),
Autobianchi A112 Abarth e
Lancia Delta HF 4WD, tendo cada um deles um comportamento ligeiramente diferente. Com o progredir do jogo vamos desbloqueando pinturas adicionais, como a de um táxi, carro de polícia e até um pastor alemão (que não é pintura mas um veículo extra). O único
DLC que saiu trouxe-nos novos veículos e novos troféus para juntar aos já existentes. Estes novos veículos resumem-se a
Fiat 500 Abarth,
BMW Mini Cooper S (MkII),
Peugeot 207 GTi e
Volkswagen Polo GTI (Mk5), sendo eles oriundos da versão
Supermini Festa! que foi lançada na
Wii.
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Nos replays vemos coisas curiosas... |
Algumas das funcionalidades introduzidas neste jogo são de facto curiosas, como por exemplo podermos tirar fotos com a
PlayStation Eye, que utilizamos para "provocar" os nossos adversários quando os ultrapassamos. Por outro lado, podemos sempre dar largas à nossa imaginação e decorar os carros ao nosso gosto, em termos de pintura. Para os mais valentes, sempre podem tentar jogar com o sensor de movimento do
Sixaxis embora não aconselhe
Penso que já ficam com uma boa ideia deste pequeno jogo e do que o mesmo vos pode oferecer. É tipicamente arcade e pode ser jogado em qualquer altura, por qualquer tipo de jogador e é sem dúvida um daqueles que aconselho a qualquer pessoa que goste de carros e corridas, sem complicações. Por estes motivos ganha certamente o selo de JOGALHÃO DE FORÇA!
Volto amanhã para mais uma dose de espionagem táctica. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
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