27 de junho de 2011

Wii Sports

Um autocolante na frente...
Desenvolvido por: Nintendo EAD
Publicado por: Nintendo
Designer(s): Keizo Ohta, Takayuki Shimamura, Yoshikazu Yamashita
Compositor: Kazumi Totaka
Plataforma: Nintendo Wii
Lançamento: 19-11-2006 (EUA), 02-12-2006 (JP), 08-12-2006 (EU)
Género: Desporto
Modos de jogo: Vários modos de jogo para até quatro jogadores em simultâneo
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória interna da Wi, Permite a utilização de Mii's como personagens de jogo
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Não tem fim, é para se ir jogando.

(Dia feio hoje.)

Too much white...
Hoje em dia é muito comum ouvir e ler expressões como "casual" e "hardcore" para classificar os jogos e rotular quem os joga mas no meu tempo (sim, já tenho idade para usar esta deixa) não havia nada disto. Existiam jogos, fáceis e difíceis, ainda que estes últimos fossem mais comuns, e jogadores, com mais ou menos habilidade para cada jogo. Mas a "culpa" disto deve-se essencialmente às consolas da actual geração e aos tipos de jogos que são publicados para as mesmas. A Wii sempre foi tida com uma consola para todos, abrangendo o vasto mercado dos casuais enquanto a PS3 e X360, são mais viradas para o pessoal hardcore, que já joga desde que saiu da barriga da mãe. A meu ver são rótulos estúpidos mas a sociedade assim os impôs. O jogo que aqui trago hoje é claramente casual dentro destes trâmites mas não deixa de ser divertido mesmo para o mais hardcore dos jogadores. O meu exemplar fazia-se acompanhar da própria Wii pois estava incluído no pacote é foi um dos jogos de lançamento.


Manual e disco.
Wii Sports é um simples jogo de desporto que combina Ténis, Baseball, Golf, Boxe e Bowling permitindo ao jogador competir contra o computador ou contra mais três amigos em animadas sessões. Prima pela sua simplicidade e por ser acessível a todos os públicos, fazendo parte da Touch Generations, uma sub marca criada pela Nintendo que visa alcançar todos aqueles que não são jogadores habituais.

No campo visual, Wii Sports é daqueles jogos que saltam logo à vista pelo seu grafismo simples mas eficaz, onde tudo está claramente detalhado com bastante pormenor e acima de tudo uma boa consistência. Os cenários são variados, sendo que alguns são bem vastos, especialmente na parte do Golf. As personagens resumem-se a Mii's, isto é, os próprios avatares da Nintendo, que podemos criar a nosso bel prazer, embora o jogo tenha os pré-definidos. Mas o engraçado neste jogo é jogarmos com as nossas próprias representações, bem como todas aquelas que tenhamos feitos download e se encontrem na Mii Plaza. As animações e a fluidez destas personagens são também elas muito boas, correndo toda a acção constantemente a 60 frames por segundo.

Um dos desportos mais divertidos.
Sonoramente, Wii Sports tem uma banda sonora que podia muito bem fazer parte de um elevador ou de uma sala de espera de um spa. Não quero com isto dizer que é má mas sim tão agradável e calma que parece mesmo que estamos num elevador ou no spa à espera de sermos atendidos por um motivo qualquer. Penso que não podiam ter escolhido melhor música do que esta. O resto do som é excelente, desde os barulhos "individuais" de cada desporto, às vozes escolhidas para anunciar as partidas ou as melhores jogadas. Tudo neste departamento se porta como deve de ser.

Mas o maior vicio está aqui.
Considerando que este título faz absoluta utilização do Wii Remote, a jogabilidade é a parte mais importante de todas. E dos vários desportos aqui incluídos, posso afirmar que não se porta bem em todos. Por exemplo, no Ténis e no Bowling é muitíssimo boa, com óptima detecção de movimentos e a sensibilidade adequada. Já no Golf e em particular no Baseball, o caso muda de figura pois as pessoas têm tendência em "bater com demasiada força", algo que a própria Wii não consegue detectar bem, resultando em movimentos esquisitos quando chega à altura da nossa personagem se mexer. Em Wii Sports Resort isto foi corrigido, graças ao Wii Motion Plus, que detecta com muito mais precisão. Ainda assim, a experiência com este é agradável e bastante divertida com mais pessoal. Para além dos vários desportos e modos de jogo, existem ainda modos individuais como por exemplo, um que só podemos jogar uma vez por dia, "monitorizando" assim a nossa forma física e performance num determinado desporto.

Calma Rocky Balboa!
Não sendo um jogo para se jogar todos os dias, é certamente um para se jogar em várias ocasiões, sobretudo com amigos que não estejam muito por dentro deste mundo ou que não achem muita piada a jogos. Se porventura tiverem miúdos pequenos também é uma experiência engraçada mas não se esqueçam de segurar bem o strap do Wii Remote, para evitarem ver cristais líquidos pelo chão da sala. Sem mais conversa, este é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Amanhã, vamos operar doentes na DS. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário