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Capa engraçada. |
Desenvolvido por: Square Product Development Division-5
Publicado por: Square Enix
Director: Yoichi Yoshimoto
Produtor: Takashi Tokita
Designer: Tai Yasue
Artista(s): Tetsuya Nomura, Takeshi Fujimoto
Compositor(es): Masashi Hamauzu, Junya Nakano
Plataforma: PlayStation 2
Lançamento: 15-03-2005 (EUA), 07-07-2005 (JP), 09-09-2005 (EU)
Género: Action Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (610KB mínimo), Compatível com controlo analógico: apenas joysticks, Compatível com Função de Vibração.
Outros nomes: Musashiden II: Blade Master (武蔵伝II ブレイドマスター) (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o duas vezes.
(Acho que apanhei sol a mais no kukuruto.)
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E sem autocolantes. |
Alguns dos jogos presentes na minha colecção nem era suposto cá estarem por diversos motivos. Sejam eles falta de interesse ou simplesmente não fazerem o meu género, pensava eu, o facto é que alguns conseguiram "entrar". A principal razão deve-se sobretudo ao preço, convidativo por sinal, algo ao qual eu não resisto e creio que o mesmo aconteça com muito boa gente. Hoje em dia isso acontece ainda mais pois as lojas
online não perdoam e fazem promoções que é uma coisa doida, levando à ruína da carteira em menos de nada. Por cá, de vez em quando também se arranjam umas pechinchas, quando as Fnac's, Worten's e Vobis'es decidem livrar-se de
stock. O jogo de hoje achei-o por 9.99€ na Fnac do Almada Fórum, em 2007. Foi uma boa compra.
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Manual, papelada e DVD. |
Musashi: Samurai Legend é um simples
Action RPG que segue as pisadas do jogo anterior,
Brave Fencer Musashi, que curiosamente não viu a luz do dia na Europa mas teve direito a versão americana. Foi naquela época em que muitos jogos da
Square nem sequer tinham direito a versão
PAL, sabe-se lá porque razão. Mas deixando isso de lado, este
MSL pouco partilha com o seu antecessor a não ser no estilo de jogo. A história começa na cidade de
Antheum que se encontra nas costas de uma gigantesca baleia voadora de nome
Anthedon. Face a uma crise eminente, a princesa
Mycella tenta invocar o herói lendário, na
Chamber of Rites, para que possa vir em seu auxílio e livrá-la da ameaça que a
Gandrake Enterprises constitui. Contudo este ritual é interrompido por
Rothschild, fazendo com que o nosso herói
Musashi vá parar a outro sítio, onde é encontrado pelo mestre
Mew, que desde logo o acolhe. Após isto, Mew envia o nosso herói atrás dos mauzões para resgatar a princesa e salvar o mundo. A história é sem dúvida muito pirosa...
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E para o jantar, polvo à lagareiro! |
Pirosices à parte,
MSL revela ser um jogo bastante atractivo, sobretudo na parte gráfica que se assemelha imenso a
Kingdom Hearts e conta com o excelente trabalho de
Tetsuya Nomura, conhecido pelo seu soberbo trabalho em
Final Fantasy VII e seus derivados. O grafismo assenta na base do
cel shading, proporcionando uns visuais extremamente bonitos, assemelhando-se a uma série animada, onde os modelos
3D se mexem com fluidez em cenários bem variados e cheios de pequenos segredos. Como um verdadeiro
Action RPG, neste campo o jogo não desilude pois tem os ingredientes todos nas doses certas.
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As batalhas são muito boas e divertidas. |
Na parte sonora é o que se poderia esperar, com músicas sólidas e bem enquadradas com a acção, seja ela na parte das lutas ou na parte de exploração, com temas mais descontraídos. O som faz o seu papel sem qualquer tipo de problema, destacando-se o
voice-acting, que apesar de ser a dobragem em inglês, nem é de todo foleira como em outros jogos. Obviamente preferia que tivessem deixado o áudio original em japonês mas esta treta da localização obedece a normas específicas, mais a mais neste tempo em que nem havia muito espaço em disco para ter duas línguas. A título de curiosidade, o tema principal foi composto e interpretado pelos
Surf Coasters, uma banda de surfistas japoneses. Nem imaginava que tal coisa existisse...
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Musashi salva uma das meninas do jogo. |
Não fugindo muito ao género,
MSL tem várias semelhanças com
The Legend of Zelda neste campo, sobretudo porque vamos evoluindo do mesmo modo e vamos apanhado os itens necessários para que possamos progredir. O combate é um dos pontos fortes do jogo, com um sistema de
lock-on que permite sempre ter controlo sobre a acção.
Musashi tem à sua disposição cinco espadas, cada um com o seu poder e um ataque especial único que consome a barra de magia. Para além disso, conta ainda com a sua espada de eleição, a
Great Oar, que difere de todas as outras mas isso não é para se contar aqui. Complementando o seu arsenal, pode ainda usar as
Fundamentals, que são ataques que não consomem magia. A maior parte disto tudo pode ser aprendida ao observarmos os inimigos, podendo assim extrair os ataques deles. Como se tudo isto fosse pouco,
Musashi pode ainda agarrar todo o tipo de personagens e inimigos, sendo que estes últimos podem ser arremessados contra outros, instigando o caos generalizado entre as hostes.
E Musashi: Samurai Legend é isto mesmo, um simples jogo com bastante para dar e muitas horas pela frente. Se gostam da saga Zelda, este jogo não irá desapontar, apesar de não ser a mesma coisa. Ainda assim é divertido, sem grandes obstáculos e portanto é sem dúvida um JOGALHÃO DE FORÇA!
Outro jogo da Square irá aparecer aqui, já amanhã. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
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