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Cole a dar choque. |
Desenvolvido por: Sucker Punch Productions
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Designer: Nate Fox
Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: 26-05-2009 (EUA), 29-05-209 (EU), 05-11-2009 (JP)
Género: Sandbox, Acção, Aventura
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (1.2GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Sensor de Movimento, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez, comecei a segunda mas ainda não terminei.
(Finalmente apanhei o Mortal Kombat e o Crysis 2 em promoção!)
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Sem necessidade de autocolantes. |
Os super-heróis sempre fizeram parte do nosso imaginário, com todos os seus poderes adquiridos à nascença ou noutras circunstâncias. Mas todo o super-herói antes de o ser, teve de optar como usar os seus poderes e é isso que o define para o resto da vida. Como tal, é por isso que existem também os super-vilões, que optaram por pensar somente neles e usar os seus poderes para o mal e para a sua própria satisfação. O jogo que aqui trago hoje deixa-nos optar pelos dois caminhos, apelando ao nosso bom senso ou à nossa maldade. Este exemplar foi adquirido na Fnac do Almada Fórum por cerca de 30 euros.
inFamous coloca-nos na pele de Cole MacGrath, um simples estafeta que durante a sua hora de expediente se encontrava no epicentro de uma enorme explosão que devastou parte da Empire City. Sem saber bem como, Cole sobreviveu mas vê-se agora com efeitos resultantes deste evento que se traduzem no poder de controlar a electricidade. Cole conta agora com a ajuda do seu amigo Zeke e da recém conhecida agente do FBI, Moya, para desvendar o que realmente se passou, ao longo de uma série de eventos, descobrindo pelo meio, mais pessoas com poderes resultantes desta explosão.
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Manual e disco. |
Não sendo dos jogos mais vistosos que me passaram pela
PS3,
inFamous é no entanto agradável visualmente, até um certo ponto.
Empire City é uma cidade rica em movimento, com os seus veículos e pedestres a moverem-se por todo o lado, bem como bastante iluminada, fazendo um bom uso desta componente. Ainda assim, torna-se rapidamente monótona pelo facto dos edifícios serem quase todos iguais, usando e abusando dos cinzentos e castanhos. Existem contundo partes da cidade diferentes, onde a arquitectura muda substancialmente mas os contraste continuam no mesmo nível. Isto cria sem dúvida uma boa atmosfera, bastante
dark mas ao mesmo tempo aborrecida, a longo prazo. As personagens estão bastante bem conseguidas, com animações consistentes e a física permite grandes acrobacias, especialmente ao usarmos e abusarmos dos poderes de
Cole contra tudo o que virmos no ecrã. Um dos pormenores que mais gostei foram as
cutscenes, com uma apresentação estilo
BD, que conferem um bom ambiente no geral ao jogo.
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Cole prende alguém, por algum motivo. |
Uma das partes que sinceramente me passou ao lado foi mesmo a banda sonora, que apesar de existir, mal a ouvi ao longo do jogo talvez por estar demasiado embrenhado na acção. O certo é que durante grande parte do tempo estamos com atenção ao som ambiente, que numa cidade é mais do que importante. Desde o som dos veículos, às reacções e conversas das pessoas que habitam
Empire City, o som em
inFamous está muito bom, com especial destaque para os diálogos entre as personagens. Não vou comentar o
voice-acting original pois joguei-o completamente em Português e por preguiça não mudei a linguagem da consola para inglês, para o áudio do jogo mudar também. Isto a meu ver é uma falha, pois devia ter essa opção dentro do jogo e não ser preciso mudar a linguagem da consola. As vozes em Português ouvem-se, não as achei nada por aí além pois nem sempre são consistentes nos diálogos, onde se consegue notar que por vezes foram gravados em separado. Ah, e o
Zeke é irritante.
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O Cole bonzinho protege a cidade. |
O ponto forte de
inFamous é mesmo a jogabilidade. Controlar
Cole é impecável e a panóplia de poderes à escolha é mais que muita para podermos fazer as mais diversas proezas e tornar os combates divertidos, especialmente quando há bastante inimigos para despachar. Obviamente, apesar de ser um "super", herói ou vilão,
Cole não é Deus e como tal, de vez em quando tem de se esconder, pelo que o sistema de
cover se torna útil apesar de não ser dos melhores que já vi. Os poderes em si, vão desde o combate corpo-a-corpo, a combate à distância onde podemos utilizar desde granadas eléctricas com a propriedade de ficarem coladas, até tiros de precisão, como se estivéssemos a utilizar uma espingarda de
sniper. Também podemos "voar", até um certo ponto mas o facto é que
Cole consegue escalar praticamente tudo com uma agilidade incrível, bem como controlar certos veículos e tudo o que tenha electricidade. A
telekinesis é outro dos seus atributos, ideal para afastar grandes multidões ou destroços que se encontrem pelo caminho.
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O Cole mauzão está-se nas tintas e destrói tudo! |
Isto tudo parece divertido mas rapidamente se torna enfadonho devido ao sistema de missões, que vão desde as de história às
side missions que se resumem a salvar pessoas, evitar desastres, limpar o sebo a bandidos, defender pontos estratégicos de ataques inimigos e afins. A explosão também libertou imensos fragmentos que se espalharam por toda a cidade e que
Cole deve recolher para ter uma "surpresa". Se o jogo fosse mais orientado para a acção, teria sido mais divertido na minha opinião. Ainda assim o sistema de
Karma torna as coisas interessantes ao deixar-nos optar pelo bem ou pelo mal, algo que se reflecte nas pessoas e acima de tudo nas personagens com quem interagimos durante o jogo. Os poderes de
Cole também mudam um pouco consoante a nossa escolha.
Apesar de ser um jogo com potencial, inFamous perde por se tornar repetitivo e pela monotonia visual, embora consiga ser divertido se gostarem do género. Pessoalmente esperava algo ligeiramente diferente mas não se pode ter tudo. O segundo, cheira-me que vai pelo mesmo caminho mas pelo menos já tem algumas melhorias, do pouco que pude jogar na demo. Mas com esta conversa toda, já se sabe que é um JOGALHÃO DE FORÇA!
Amanhã no Jogalhões, naves espaciais e tiros. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
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