15 de janeiro de 2011

Miami Crisis

Como não agarrar uma pistola.
Desenvolvido por: Hudson
Publicado por: Hudson
Plataforma: Nintendo DS
Lançamento: 24-09-2009 (EUA), 25-09-2009 (EU)
Género(s): Acção, Aventura, Shooter, Condução, Puzzle
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Cartão de jogo com 512 megabit
Funcionalidades: 3 Save Slots
Outros nomes: Miami Law (EUA)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez e estou a pensar acabar outra vez futuramente.

(Agora que a crise anda aí, nada como apresentar jogos com "Crisis" no nome. Até porque são crises diferentes...)

Mais um bilingue.
Nos anos 80, a televisão era inundada com séries e filmes onde o principal ingrediente era a acção. Os públicos iam ao rubro, ainda que a história não interessasse nem ao menino Jesus, o que importava era existir pelo menos uma personagem badass que não tivesse qualquer tipo de problema em tomar conta das ocorrências. Uma das séries que se incluía nesses termos era Miami Vice (conhecida por cá como Acção em Miami), agora em reposição na Fox a tarde e más horas. Mas essa série em particular cativava pelo local onde decorria, Miami. Aquela cidade com praias enormes, crime ao virar de cada esquina e o "vício" pela qual ficou conhecida. No fundo existe toda uma mística que a envolve e na minha opinião, é a cidade que melhor caracteriza os anos 80 por todos os motivos. E o que tem isto a ver com este jogo? Tudo! Passa-se em Miami, tem um detective badass e a sua sidekick e uma história cliché como o raio mas foram estes ingredientes que me chamaram logo à atenção. Chegou-me às mão em Janeiro de 2010, por cerca de 16 euritos, vindo da DVD.co.uk, essa maravilhosa loja online.


O que está dentro da caixa.
Miami Crisis podia muito bem dar um filme, uma série de anime, qualquer coisa mesmo, mas optaram por um jogo multifacetado. Assumimos o papel do detective Martin Law ou da agente federal Sara Sterling para desvendar um caso que envolve terrorismo mas acaba por desembocar em algo mais pessoal. Pode até nem parece grande coisa mas tem Miami como cenário de fundo e só por isso já vale a pena.

Sarah investiga.
Não esperem "altes gráfiques" neste título pois não os tem. Tem sim, um grafismo adequado à portátil da Nintendo e ao estilo de jogo. Desenho de personagens cuidado, locais igualmente tratados e nas cenas de acção, o grafismo não passa do funcional. Sim, temos cenas de acção como andar aos tiros num hipotético cenário típico de um Time Crisis (lá está a crise novamente) ou ainda perseguições em auto-estrada e até mesmo na cidade que não primam por ser emocionantes mas complementam o resto.

Martin persegue.
Audivelmente não é nada que nos deixe memórias. A música faz o seu trabalho que é acompanhar a acção e consegue criar os seus momentos de tensão. Nada mais do que isso. Efeitos sonoros estão lá igualmente a cumprir o seu trabalho sem grandes pormenores nem rococós. Neste tipo de jogo nem é um campo onde tenhamos de nos preocupar muito pois o som serve de complemento à muita leitura que nos espera.

Não, não é Time Crisis...
Multifacetado foi o "palavrão" que usei logo ao inicio para descrever este jogo pela simples razão que não nos limitamos a ler diálogos entre as personagens mas também damos tiros em vilanagem, perseguimos outros veículos e resolvemos alguns puzzles que determinam se morremos na praia ou se continuamos em campo. E é aí onde está o divertimento deste jogo, não se tornando enfadonho como outros similares. Sim, refiro-me à saga Phoenix Wright, que apesar de ser excelente tem momentos onde o tédio se apodera de nós e pode fazer com que deixemos um caso de lado durante alguns meses (cof, cof, eu fiz isso). Miami Crisis tem ainda a benesse de ter duas personagens jogáveis que seguem caminhos paralelos o que faz com que o seu replay value seja alto pois ao terminarem com uma, rapidamente poderão começar uma segunda ronda para ver o que se passou do lado da outra.

Muita conversa nos espera.
E mais palavras para quê? Miami Crisis é um bom jogo para se ter na DS, pela sua simplicidade, por se poder gravar quase em qualquer lado do jogo (ideal quando andamos de transportes públicos ou estamos à espera de alguém) e claro, por se passar em Miami! Adoro Miami... Facilmente o encontrarão num Jumbo por cerca de 15 euros, pelo menos no Almada Fórum costumo ver lá alguns. Com tanta coisa boa, claramente é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Mais jogos, já de seguida.




MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário