27 de janeiro de 2011

Castlevania Chronicles

Capa bonita!
Desenvolvido por: KCE Tokyo
Publicado por: Konami
Director: Masayuki Umasaki
Produtor: Koji Igarashi
Artista: Ayami Kojima
Compositor(es): Sota Fujimori, Hiroshi Iizuka
Plataforma(s): PlayStation, PlayStation Network
Lançamento: 24-05-2001 (JP), 08-10-2001 (EUA), 09-11-2001 (EU)
Género(s): Acção, Aventura, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador (Arrange ou Original), Modo Time Attack
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (1 Bloco)
Outros nomes: (悪魔城ドラキュラ Akumajō Dorakyura que se traduz em Devil's Castle Dracula) (JP)
Estado: Completo
Condição: Boa, é usado portanto já vinha com marcas desse mesmo uso
Viciómetro: Acabei-o várias vezes, dá gosto jogar este clássico.

(A partir de agora qualquer pessoa pode comentar no blog, mesmo que não esteja registada em nenhum dos serviços disponíveis. Assim se forem assíduos aqui no espaço já podem deixar o vosso parecer. Mas identifiquem-se para ter ideia de quem comenta. :P)

Sem autocolantes!
Mais uma vez voltamos aos vampiros. Já aqui tinha contado a história do Conde Drácula, há muitos posts atrás, portanto não vou estar a repetir tudo. Se ainda não tiverem lido essa entrada, tenham a bondade de o fazer agora ou depois de lerem esta. Como bem sabem, o Conde é mau e tem de voltar para o seu sono eterno senão vai passar o resto da eternidade a alimentar-se dos pobres humanos indefesos. Sim, porque ser vampiro não é fácil, ainda para mais hoje em dia onde a imagem deles foi cruelmente denegrida por aquele bando de pseudo-vampiros que só se alimenta do sangue de animais... Ok, já atingiram, certo? ;P Este jogo chegou à minha humilde colecção em 2010, creio que mais ou menos no principio por 20 euros, usado. Só o comprei porque para além de estar em óptimas condições, é um tanto raro. Ah, claro e porque o negócio foi feito com o já aqui referido, Ricardo Mateus aka Dark-Vash. Uma vez mais, obrigado. :)


Caixa, manual e CD.
Castlevania Chronicles é mais um jogo na extensa saga vampiresca da Konami, apresentando-se como uma espécie de remake do original que saiu para um computador antigo de nome Sharp X68000. Este antigo jogo apelidado não oficialmente de Akumajō Dracula X68000 ou Castlevania X68000, contava a história de Simon Belmont na eterna demanda de destruir o senhor da noite e evitar o pior. A história é sempre a mesma, já devem ter reparado. Neste novo jogo é igual, nada mudou.

Artwork por Ayami Kojima.
Quando foi lançado para X68000, este jogo apresentava visuais de luxo para a época, com imensos efeitos, cenários detalhados e sprites grandes e vistosos. A versão de PlayStation apresenta dois modos: Original, onde tudo se mantém tal e qual a versão X68000 e Arrange, onde o jogo sofreu alguns updates gráficos, nomeadamente os sprites de Simon e Drácula como também os cenários em geral com novos efeitos. Escusado será dizer que é um jogo 2D no seu melhor, onde tudo funciona perfeitamente e dá gosto percorrer cada nível só para apreciar o trabalho dos programadores e artistas. Outra novidade é que nesta versão temos um vídeo de introdução bem como um vídeo do final, coisa que não existia anteriormente. Onde estaríamos sem a tecnologia do CD-ROM... :)

E mais artwork fabuloso.
Na parte do áudio, mais uma vez (e não me canso de dizer isto), a Konami é MESTRE! Ou melhor, é DEUS! A banda sonora deste jogo é do melhor que se pode ouvir enquanto se joga. E o melhor disto é que a banda sonora do original foi arranjada de propósito para a versão Arrange, oferecendo-nos remixes assim um pouco para o techno, dos nossos conhecidos clássicos temas de Castlevania, proporcionando-nos uma experiência excelente. Contudo, se preferirem o áudio original também cá está e o jogo original tinha uma particularidade: podíamos escolher o tipo de modulo entre FM Synthesizer, MIDI Roland LA (MT-32, CM-32L, CM-64) e MIDI Roland GS (SC-55, SC-33, SC-155, CM-300, CM-500). Ora isto para vocês é muito técnico e nada interessa mas no fundo a única coisa que mudava era a instrumentalização pois a banda sonora permanecia igual. Na versão de PlayStation esta opção foi ocultada mas podem seleccioná-la se ao escolherem o modo Original ou Arrange pressionarem L1 e R1 simultâneamente.

Um boss relativamente fácil.
Em termos de jogabilidade podem esperar o costume ao qual a saga nos habituou. Simon mexe-se bem e responde com exactidão aos nosso comandos. Podem notar que é um pouco rígido mas isso é característico de qualquer Castlevania 2D clássico. Face ao jogo em que foi inspirado (o Castlevania de NES), apresenta alguns movimentos novos como usar o chicote na diagonal. No que respeita aos níveis, alguns foram redesenhados sendo quase como novidade, outro mantêm-se praticamente intactos. A dificuldade neste jogo é progressiva o que faz com que cada partida se torne cada vez "pior" para o jogador ainda que não atinja pontos críticos de frustração. Mas com tanto nível para passarem, até chegarem ao fim vão ter muito que decorar e sofrer. Por outro lado, ao jogar no modo Arrange, por cada nível que passem vão desbloqueando extras como, por exemplo, ilustrações de Ayami Kojima e um modo Time Attack, para os amantes das speed runs.

Simon, essa cor de cabelo não te favorece.
No fundo, Castlevania Chronicles tem tudo aquilo que se pode gostar num jogo de plataformas 2D e o suficiente para deixar qualquer fã de longa data feliz, pois é um dos melhores dentro do género clássico. Dificilmente se fazem bons jogos como este, nos tempos que correm daí que ter um na colecção o torna um JOGALHÃO DE FORÇA!

Outro jogo da saga, já amanhã! :)


MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

6 comentários:

  1. Meu amigo , o que você tem em mãos é uma relíquia que tem de ser guardada pela eternidade , cara , sério eu amo esse jogo , foi o 2º a jogar quando meu pai me deu o ps1 de presente em 2003 , sou fascinado por Castlevania , principlamente os verdadeiros clássicos como este e o Symphony of the Night , você esqueceu só de citar um detalhe no seu ótimo post , a Trilha sonora deste game é maravilhosa , simplesmente perfeita !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, agradeço a visita e o comentário, é sempre bom ver pessoal novo por aqui. Em relação ao tal detalhe, nota que eu fiz menção à banda sonora como sendo "do melhor que se pode ouvir enquanto se joga". Não me iria esquecer de algo tão bom. :)

      Eliminar
  2. De nada amigo , seu blog é muito interessante , é uma biblioteca virtual de jogos clássicos e raros , nossa me desculpe Pedro , foi bobeira minha , acho que acabei não notando a parte que você disse da trilha sonora , eu li agora mesmo tá ótimo ! Castlevania é uma das minhas sagas favoritas (principlamente os clássicos) e a trilha sonora nem preciso dizer , é simplesmente divina.

    ai vai meu tema favorita:
    http://www.youtube.com/watch?v=BPIBCg1Va-A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, não há problema! :) Na minha opinião qualquer banda sonora de um Castlevania é excelente, desde os das portáteis até aos das consolas actuais.

      Eliminar
  3. parabens ´pelo blog, estou adorando

    ResponderEliminar