28 de maio de 2011

Fallout 3 [Game of the year Edition]

Esta capa supera a original.
Desenvolvido por: Bethesda Game Studios
Publicado por: Bethesda Softworks, ZeniMax Media
Designer(s): Emil Pagliarulo, Todd Howard, Istvan Pely
Compositor: Inon Zur
Motor Gráfico: GameBryo
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360. PC
Lançamento: 13-10-2009 (EUA), 16-10-2009 (EU), 22-10-2009 (JP)
Género: Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação de 6.7GB no disco rígido, Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, Inclui todos os DLC's
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei cada um dos DLC's uma vez.

(Mais um dia com tempo incerto...)

Nada de novo aqui.
Com o advento desta actual geração de consolas, o conteúdo extra popularizou-se, algo que já existia no PC há vários anos. Contudo, os PC eram e são máquinas óptimas para isso pois esses extra tanto se vendiam em suporte físico como digital por quantias irrisórias. No caso das consolas, os extras são um bocadinho caros em certos casos e nem sempre existem em suporte físico. Quando existem, por norma nem precisam do jogo original. Mas para chegar a um consenso, vários jogos são lançados com o conteúdo extra todo incluído num só disco ou por vezes com um voucher promocional, onde através de um código podemos descarregar esse conteúdo da respectiva loja online (PSN ou Marketplace). Denominadas Game of The Year Edition (GOTY) ou por vezes outros nomes como Gold Edition, Ultimate Edition e por aí adiante, estas versões costumam ser as ideais a ter na colecção. Este meu exemplar adquiri-o na Vobis Online por cerca de 15€. Foi um excelente negócio visto trazer os cinco DLC's de Fallout 3, custando cada um na PSN a módica quantia de 9.99€.


Manual do sobrevivente e disco.
Não vou de todo analisar o jogo em si, até porque o fiz recentemente. Vou sim opinar sobre os episódios extra e outros pormenores pertinentes acerca desta edição. Inicialmente nenhum destes extras era para ter sido lançado na PS3, visto a Microsoft ter feito um acordo com a Bethesda para que tivesse a exclusividade. Mais tarde, estes episódios extra foram lançados aos poucos em suporte digital até que surgiu esta versão GOTY. No fundo, pegaram no jogo e incluíram os DLC's todos, num único disco sem necessidade de fazer download. A instalação permite desde logo começar em qualquer um dos DLC's se tivermos um savegame em que tenhamos completado o jogo, mesmo que seja da primeira versão. Logo aqui ganhou um ponto positivo pela compatibilidade.

No entanto, analisando os episódios em si descobrimos que nem todos valem a pena. Começando pelo Operation Anchorage, este resume-se aos eventos que antecederam a guerra nuclear colocando-nos na batalha dos Estados Unidos contra a China, em pleno Alasca. Digamos que foi uma tentativa de tornar Fallout num FPS, visto aqui os elementos de RPG serem bastante secundários. Como extra, é fraquinho. Outro episódio é Broken Steel, que é uma extensão da história após a vitória contra os Enclave. Aqui vamos continuar a tentar limpar os Enclave que sobraram desvendando mais alguns mistérios ao longo do caminho. Com bónus temos direito a mais algumas pequenas mas interessantes side quests. É divertido q.b. sem dúvida.

O barco está prestes a partir.
The Pitt é o terceiro DLC na lista e leva-nos até Pittsburgh, onde vamos ter de lutar para sobrevivermos pois ficamos sem nenhum do nosso equipamento. Uma nova aventura no seu todo, com um desfecho interessante. Point Lookout é o quatro extra e sem dúvida o melhor de todos onde somos levados até Maryland e aos seus pântanos, para desvendar mais um estranho caso. Para além de ser o maior dos DLC's é o mais divertido e com mais quests para serem feitas. Por último surge-nos Mothership Zeta, que no fundo é uma paródia aos filmes de extraterrestres dos anos 40 e somos transportados até à nave-mãe para sermos "analisados". Claro que antes que isso aconteça, escapamos e salvamos algumas personagens curiosas pelo caminho. Pode parecer giro mas é dos piores DLC's dentro deste conjunto, rivalizando com o primeira da lista.

As personagens têm bom aspecto.
Estes DLC's introduziram algumas mudanças a nível de cenários não só com novas localizações mas algumas alterações cosméticas a algumas já existentes. Por outro lado, muitos inimigos, itens, equipamento e armas novas foram introduzidos, dando um novo sabor à acção pois certas armas são hilariantes e alguns dos novos inimigos são um verdadeiro desafio. O level cap foi também levantado até 30, podendo o jogador evoluir mais 10 níveis adicionais. De resto a jogabilidade mantém-se intacta e o divertimento de Fallout 3 está lá todo. Claro que com isto tudo surgem os problemas e no caso desta versão são mais do que muitos. Em primeiro lugar, já o jogo original sofria de slowdowns ocasionais e até um ou outro crash total. Aconteceu-me apenas uma vez em 130 horas de jogo. Esta versão GOTY está apinhada de slowdowns, crashes e afins. Isto já para não referir novos glitches que não existiam no anterior ou em última análise existiam em quantidades muito ínfimas.

Este nunca mais vai ter dores de cabeça.
Certos DLC's como o Mothership Zeta, crasham por tudo e por nada, com glitches que podem impedir o próprio progresso do jogo se tivermos a infeliz ideia de gravar após o problema ocorrer. Aconteceu-me uma vez e foi frustrante pois na versão PC, sempre podemos fazer aparecer os objectos através da consola de comandos. Na PS3 e X360 isso é impossível. Optimização é coisa que nem sequer foi considerada quando decidiram publicar estes extras na PS3 e o resultado está à vista, um jogo que sofre de graves problemas de framerate, piores ainda que a versão original e cujos extras vieram piorar a experiência no seu todo. Portanto se pensarem em jogar esta versão habituem-se a gravar com frequência e em vários slots para não terem surpresas.

No geral, não aconselho esta versão a menos que não tenham um PC que suporte o jogo. Se for esse o caso, arrisquem e se tiverem realmente interesse neste universo não há outro meio senão jogar esta versão. É pena pois é um jogo excelente e merecia ter um tratamento melhor. Os DLC's podiam ser melhores mas dado que dois deles são bons, um é excelente e os restantes são mauzinhos, até nem é uma má compra. Apesar dos defeitos não deixa de ser um JOGALHÃO DE FORÇA!

Um jogo simples é o que vos trago amanhã, na PS3. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

1 comentário:

  1. Caramba, preciso mesmo de um PC novo. Esta nova geração de RPGs desde o Elder Scrolls IV passou-me toda ao lado por não ter hardware para a jogar. É uma falha que pretendo colmatar no final deste ano.

    ResponderEliminar