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Muita gente na capa. |
Desenvolvido por: Rare
Publicado por: Nintendo
Director: Lee Schuneman
Produtor: Chris Stamper, Shigeru Miyamoto
Compositor(es): David Wise, Ben Cullum
Plataforma: Nintendo GameCube
Lançamento: 23-09-2002 (EUA), 27-09-2002 (JP), 22-11-2002 (EU)
Género(s): Aventura, Plataformas, Shoot 'em up
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Nintendo Optical Disc (1.4GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (3 Blocos)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez a 100%.
(Estou farto deste tempo enfadonho.)
Muitas das sagas que conhecemos hoje em dia foram concebidas com base num género e assim foram crescendo, conquistando fãs por toda a parte. Mas é do conhecimento geral que um género tem tendência a estagnar caso não sejam feitas inovações que o renovem e tragam alguma coisa nova. Por norma somos sempre surpreendidos pela positiva neste campo mas quando a coisa chega a um ponto onde nem o brainstorming salva o dia, há que mudar de género e partir para outras vertentes. Aos olhos dos fãs isto é tido como um "insulto" na maioria das vezes e para os produtores pode resultar num fracasso se não souberem como o fazer. Mas a mudança nem sempre é uma coisa má e em certos casos faz bem pois renova todo o conceito da saga sem lhe retirar o carisma. O jogo de hoje é um excelente exemplo de como mudar de género sem estragar o que trabalho que já foi feito. Este meu exemplar foi comprado na Fnac do Almada Fórum por 9.90€. Óptimo preço... :)
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Autocolante tão feio... |
Starfox Adventures leva-nos até ao
Dinosaur Planet (também conhecido por
Sauria), sendo que a história decorre oito anos após os eventos de
Starfox64. Tudo começa quando
Krystal, recebe uma chamada de S.O.S. deste planeta e decide ir investigar. Ao chegar ao Palácio de
Krazoa apercebe-se que o planeta foi atacado pelo
General Scales e o seu exército
SharpClaw, e um
EarthWalker ferido pede-lhe que reúna todos os espíritos de
Krazoa e os devolva ao palácio para poder mudar o rumo desta guerra.
Krystal ao conseguir o primeiro é feita prisioneira dentro de um cristal por um ser misterioso. Enquanto isto,
Fox McCloud é destacado para mais uma investigação na ponta do sistema de
Lylat, mais concretamente no
Dinosaur Planet. Visto a equipa precisar de dinheiro para a manutenção das naves, Fox não hesita em aceitar esta missão mas ao chegar, depara-se com algo que o ultrapassa. Ao achar o bastão de
Krystal e após um diálogo com a rainha dos
EarthWalker,
Fox conta agora com a ajuda de
Tricky, filho da realeza e seu
sidekick, para restaurar o poder dos cristais e salvar
Krystal, antes que seja tarde demais para o planeta...
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Manuais, papelada e disquinho! |
Starfox Adventures é um jogo que prima por diversos motivos. Um deles foi a já referida mudança de género, pois deixou de ser um
shoot 'em up para ser um jogo de plataformas, com muita exploração à mistura, algo que a meu ver resultou muitíssimo bem. Por outro lado, todos os seus campos técnicos são brilhantes, a começar logo pela parte gráfica que nos mostra um planeta extremamente colorido, cheio de vida, com imensos detalhes e pequenos pormenores de nos deixar boquiabertos. Contemplar os imensos cenários do
Dinosaur Planet é uma experiência fabulosa pois variedade é palavra de ordem. Por outro lado, os seus habitantes e invasores apresentam-se como modelos tridimensionais cheios de detalhe, dotados de uma fluidez constante e animações espectaculares, capazes de surpreender qualquer um. O próprio
Fox McCloud está extremamente bem concebido, parecendo mesmo ser algo vivo devido em parte às técnicas usadas para a animação como por exemplo o
rendering do pêlo em tempo real, dando-lhe um aspecto bastante credível. Isto era algo bastante avançado para 2002. Por outro lado, à semelhança de títulos como
Ocarina of Time, com o qual partilha imensos aspectos, existe uma fase de transição temporal do dia para noite que é feita de forma bastante suave e real, tendo impacto em certos eventos. Mas seja durante o dia ou durante a noite, visualmente este jogo é bonito de qualquer maneira.
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Fox resolve uns assuntos com os lagartos. |
Sonoramente a
Rare fez um óptimo trabalho. O planeta vibra com vida, existindo todo o tipo de sons que possam imaginar, quer se trate de uma área povoada ou de uma floresta, com especial impacto durante certas horas do dia. O
voice-acting está bom sendo que a linguagem se divide entre o inglês e um dialecto próprio do
Dinossaur Planet que se assemelha ao
Al Bhed de
FFX. Os diálogos oscilam entre o sério e o piroso, isto um pouco devido a certas personagens mas nesta saga já é de se esperar. Em relação à banda sonora, algumas faixas conhecidas voltam a fazer a sua aparição bem como uma panóplia de novas músicas propícias ao ambiente do planeta.
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Aqueles não comem carne. |
No que concerne a jogabilidade,
Starfox Adventures é extremamente parecido a
Ocarina of Time mas com algumas inovações.
Fox utiliza apenas o bastão de
Krystal para o combate mano a mano, embora esta arma tenha alguns truques na manga. Estes truques resumem-se a
power-ups que estão espalhados pelo planeta e que lhe irão conferir não só novos ataques mas também habilidades que lhe permitirão explorar zonas inicialmente inalcançáveis.
Fox não salta, pelo que só o fará se se encontrar perto de um obstáculo que o obrigue a fazê-lo, tal como
Link em
Ocarina of Time. O combate é facilitado através de um sistema de
lock-on automático quando
Fox se encontra na proximidade de um inimigo, fazendo com que não seja necessário um botão de acção para o fazer. A exploração é feita essencialmente a pé e com a ajuda de
Tricky, o pequeno
EarthWalker que nos ajuda com
puzzles e ainda consegue farejar segredos. Não se ficando apenas por uma zona do planeta,
Fox pode visitar outras áreas com a sua
ArWing. Nestas partes, o jogo volta a ter aquele
look dos antigos e zonas de combate espacial fazem as delícias dos fãs. Nestas partes a jogabilidade mantém-se similar à de
Starfox64 pelo que não existem complicações de espécie alguma. Combates terrestre e aéreos é coisa que não irá faltar, com especial atenção a certos
bosses que exigem algum raciocínio e consequentemente estratégia.
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A arquitectura é interessante. |
Starfox Adventures é um daqueles jogos que cresceu rodeado de rumores e cepticismo. Inicialmente era para ter sido lançado na
N64 sob o nome
Dinosaur Planet e nada teria a ver com a saga
Starfox mas
Shigeru Miyamoto achou que o
design era tão parecido ao de
Starfox que achou por bem fazer parte da história. Também passou da
N64 para o
lineup de lançamento da
GameCube passando a chamar-se
Starfox Adventures, deixando de lado o "
Dinosaur Planet". Foi tanto criticado como aclamado. Por um lado diziam ser uma cópia de
Ocarina of Time devido às semelhanças óbvias na jogabilidade mas por outro dizem ser uma lufada de ar fresco na série, devido à mudança geral. Outras criticas incluem a linguagem usada, visto não ser do agrado de todos ouvir "
Saurian" mas o facto é que tem piada e dá-lhe uma certa distinção entre locais e estrangeiros, no contexto do jogo.
Seja com for, Starfox Adventures é um excelente jogo com uma história interessante e montes de coisas a serem feitas. A mudança de género fez-lhe bem e terem deixado partes do antigo foi uma boa aposta. Antes isto do que o que fizeram em Starfox Assault que arruinou por completo a minha fé nesta saga. Sem mais rodeios, este é um JOGALHÃO DE FORÇA!
Zombies e mais crónicas, já amanhã! :D
MURRALHÕES DE FORÇA:
Jogo fantástico, de todos os "Zelda clones" que já joguei, este foi sem dúvida o melhor.
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