3 de maio de 2011

Starfox Adventures

Muita gente na capa.
Desenvolvido por: Rare
Publicado por: Nintendo
Director: Lee Schuneman
Produtor: Chris Stamper, Shigeru Miyamoto
Compositor(es): David Wise, Ben Cullum
Plataforma: Nintendo GameCube
Lançamento: 23-09-2002 (EUA), 27-09-2002 (JP), 22-11-2002 (EU)
Género(s): Aventura, Plataformas, Shoot 'em up
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Nintendo Optical Disc (1.4GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (3 Blocos)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez a 100%.

(Estou farto deste tempo enfadonho.)

Muitas das sagas que conhecemos hoje em dia foram concebidas com base num género e assim foram crescendo, conquistando fãs por toda a parte. Mas é do conhecimento geral que um género tem tendência a estagnar caso não sejam feitas inovações que o renovem e tragam alguma coisa nova. Por norma somos sempre surpreendidos pela positiva neste campo mas quando a coisa chega a um ponto onde nem o brainstorming salva o dia, há que mudar de género e partir para outras vertentes. Aos olhos dos fãs isto é tido como um "insulto" na maioria das vezes e para os produtores pode resultar num fracasso se não souberem como o fazer. Mas a mudança nem sempre é uma coisa má e em certos casos faz bem pois renova todo o conceito da saga sem lhe retirar o carisma. O jogo de hoje é um excelente exemplo de como mudar de género sem estragar o que trabalho que já foi feito. Este meu exemplar foi comprado na Fnac do Almada Fórum por 9.90€. Óptimo preço... :)


Autocolante tão feio...
Starfox Adventures leva-nos até ao Dinosaur Planet (também conhecido por Sauria), sendo que a história decorre oito anos após os eventos de Starfox64. Tudo começa quando Krystal, recebe uma chamada de S.O.S. deste planeta e decide ir investigar. Ao chegar ao Palácio de Krazoa apercebe-se que o planeta foi atacado pelo General Scales e o seu exército SharpClaw, e um EarthWalker ferido pede-lhe que reúna todos os espíritos de Krazoa e os devolva ao palácio para poder mudar o rumo desta guerra. Krystal ao conseguir o primeiro é feita prisioneira dentro de um cristal por um ser misterioso. Enquanto isto, Fox McCloud é destacado para mais uma investigação na ponta do sistema de Lylat, mais concretamente no Dinosaur Planet. Visto a equipa precisar de dinheiro para a manutenção das naves, Fox não hesita em aceitar esta missão mas ao chegar, depara-se com algo que o ultrapassa. Ao achar o bastão de Krystal e após um diálogo com a rainha dos EarthWalker, Fox conta agora com a ajuda de Tricky, filho da realeza e seu sidekick, para restaurar o poder dos cristais e salvar Krystal, antes que seja tarde demais para o planeta...

Manuais, papelada e disquinho!
Starfox Adventures é um jogo que prima por diversos motivos. Um deles foi a já referida mudança de género, pois deixou de ser um shoot 'em up para ser um jogo de plataformas, com muita exploração à mistura, algo que a meu ver resultou muitíssimo bem. Por outro lado, todos os seus campos técnicos são brilhantes, a começar logo pela parte gráfica que nos mostra um planeta extremamente colorido, cheio de vida, com imensos detalhes e pequenos pormenores de nos deixar boquiabertos. Contemplar os imensos cenários do Dinosaur Planet é uma experiência fabulosa pois variedade é palavra de ordem. Por outro lado, os seus habitantes e invasores apresentam-se como modelos tridimensionais cheios de detalhe, dotados de uma fluidez constante e animações espectaculares, capazes de surpreender qualquer um. O próprio Fox McCloud está extremamente bem concebido, parecendo mesmo ser algo vivo devido em parte às técnicas usadas para a animação como por exemplo o rendering do pêlo em tempo real, dando-lhe um aspecto bastante credível. Isto era algo bastante avançado para 2002. Por outro lado, à semelhança de títulos como Ocarina of Time, com o qual partilha imensos aspectos, existe uma fase de transição temporal do dia para noite que é feita de forma bastante suave e real, tendo impacto em certos eventos. Mas seja durante o dia ou durante a noite, visualmente este jogo é bonito de qualquer maneira.

Fox resolve uns assuntos com os lagartos.
Sonoramente a Rare fez um óptimo trabalho. O planeta vibra com vida, existindo todo o tipo de sons que possam imaginar, quer se trate de uma área povoada ou de uma floresta, com especial impacto durante certas horas do dia. O voice-acting está bom sendo que a linguagem se divide entre o inglês e um dialecto próprio do Dinossaur Planet que se assemelha ao Al Bhed de FFX. Os diálogos oscilam entre o sério e o piroso, isto um pouco devido a certas personagens mas nesta saga já é de se esperar. Em relação à banda sonora, algumas faixas conhecidas voltam a fazer a sua aparição bem como uma panóplia de novas músicas propícias ao ambiente do planeta.

Aqueles não comem carne.
No que concerne a jogabilidade, Starfox Adventures é extremamente parecido a Ocarina of Time mas com algumas inovações. Fox utiliza apenas o bastão de Krystal para o combate mano a mano, embora esta arma tenha alguns truques na manga. Estes truques resumem-se a power-ups que estão espalhados pelo planeta e que lhe irão conferir não só novos ataques mas também habilidades que lhe permitirão explorar zonas inicialmente inalcançáveis. Fox não salta, pelo que só o fará se se encontrar perto de um obstáculo que o obrigue a fazê-lo, tal como Link em Ocarina of Time. O combate é facilitado através de um sistema de lock-on automático quando Fox se encontra na proximidade de um inimigo, fazendo com que não seja necessário um botão de acção para o fazer. A exploração é feita essencialmente a pé e com a ajuda de Tricky, o pequeno EarthWalker que nos ajuda com puzzles e ainda consegue farejar segredos. Não se ficando apenas por uma zona do planeta, Fox pode visitar outras áreas com a sua ArWing. Nestas partes, o jogo volta a ter aquele look dos antigos e zonas de combate espacial fazem as delícias dos fãs. Nestas partes a jogabilidade mantém-se similar à de Starfox64 pelo que não existem complicações de espécie alguma. Combates terrestre e aéreos é coisa que não irá faltar, com especial atenção a certos bosses que exigem algum raciocínio e consequentemente estratégia.

A arquitectura é interessante.
Starfox Adventures é um daqueles jogos que cresceu rodeado de rumores e cepticismo. Inicialmente era para ter sido lançado na N64 sob o nome Dinosaur Planet e nada teria a ver com a saga Starfox mas Shigeru Miyamoto achou que o design era tão parecido ao de Starfox que achou por bem fazer parte da história. Também passou da N64 para o lineup de lançamento da GameCube passando a chamar-se Starfox Adventures, deixando de lado o "Dinosaur Planet". Foi tanto criticado como aclamado. Por um lado diziam ser uma cópia de Ocarina of Time devido às semelhanças óbvias na jogabilidade mas por outro dizem ser uma lufada de ar fresco na série, devido à mudança geral. Outras criticas incluem a linguagem usada, visto não ser do agrado de todos ouvir "Saurian" mas o facto é que tem piada e dá-lhe uma certa distinção entre locais e estrangeiros, no contexto do jogo.

Seja com for, Starfox Adventures é um excelente jogo com uma história interessante e montes de coisas a serem feitas. A mudança de género fez-lhe bem e terem deixado partes do antigo foi uma boa aposta. Antes isto do que o que fizeram em Starfox Assault que arruinou por completo a minha fé nesta saga. Sem mais rodeios, este é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Zombies e mais crónicas, já amanhã! :D

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

1 comentário:

  1. Jogo fantástico, de todos os "Zelda clones" que já joguei, este foi sem dúvida o melhor.

    ResponderEliminar