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Azulinho! |
Desenvolvido por: Thatgamecompany, SuperVillain Studios
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Designer(s): Jenova Chen, Nicholas Clark
Artista(s): Shinichi Kameoka, Koji Tsuda
Compositor: Austin Wintory
Plataforma(s): PlayStation 3, PlayStation Portable, PC (Adobe Flash)
Lançamento: 22-02-2007 (EUA), 23-03-2007 (EU), 11-05-2007 (JP)
Género: Life Simulation
Modos de jogo: Modo "comer os outros organismos" para um jogador e até quatro jogadores
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Este jogo não tem propriamente um final mas já dei a volta várias vezes.
(Mais um dia com mau tempo.)
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Um inimigo agressivo. |
Os jogos
indie são hoje em dia algo muito comum, quer seja nas consolas, quer seja no
PC. Têm tanto de bom quanto de mau, sendo que a originalidade, a simplicidade e o preço são factores positivos mas a falta de longevidade, a mesma simplicidade e por vezes as ideias demasiado à frente são factores negativos. Ainda assim existem muitos e para todos os gostos, alguns muito bons e outros nem por isso. O jogo de hoje é visto mais como um não-jogo ou uma obra de arte digital, do que outra coisa pois tem piada durante cinco minutos, se tanto. Mas é relaxante se o considerarmos depois de um dia de pleno stress. Este exemplar digital fui buscá-lo à conta de um amigo visto não ter intenção de gastar dinheiro num jogo deste tipo.
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Os bichinhos que nos permitem mudar de layer. |
flOw é um jogo cujo o conceito é do mais simples que vi até hoje. Limitamo-nos a controlar um micro organismo e a função é evoluir, tendo para tal que nos alimentarmos dos outros organismos que povoam as redondezas, desde os mais minúsculos e inofensivos aos maiores e extremamente hostis. É isto, a sério e nada mais.
Visualmente flOw é dotado de uma simplicidade extrema, onde os visuais nos lembram claramente água e tudo o resto são formas e figuras geométricas, cuidadosamente bem animadas e dotadas de uma fluidez impecável, que se movimentam um pouco por todo o ecrã. Não há gráficos 3D espectaculares, iluminação complexa, movimentos faciais realistas nem nada que se pareça. O que vemos é um pouco como olhar para uma tela numa exposição de arte, sendo que a única diferença é mesmo o movimento.
Em termos de som, flOw tem sempre uma música calminha a acompanhar a acção, proporcionando um ambiente extremamente relaxante, algo que resulta bem. Os sons são igualmente dotados da mesma calmaria, mesmo quando estamos a devorar os outros organismos sem dó nem piedade. Tudo neste jogo é calmo e pacífico.
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De vez em quando a cor muda. |
E que dizer da jogabilidade? Aqui entra em acção a funcionalidade do
Sixaxis que permite controlar o movimento do nosso micro organismo consoante a direcção para a qual estamos a movimentar o comando. Inicialmente pode parecer estranho mas com alguns minutos de prática apanha-se o jeito. Sendo o objectivo evoluir, temos de comer tudo o que se mexa e passar o
layer seguinte, que podemos sempre ver no fundo do ecrã, ainda que desfocado, dando-nos a percepção do que nos espera no próximo nível. Para mudar de
layer podemos fazê-lo em qualquer altura bastando para tal devorar uma criatura específica. O mesmo se aplica se quisermos voltar ao
layer anterior. Pouco mais passa disto. Temos vários tipos de micro organismos à disposição, uns mais com aspecto de peixe, outros com aspecto de medusa mas todos com o mesmo objectivo. Jogar
flOw sozinho pode tornar-se cansativo a curto prazo pois não é daqueles jogos que se jogue nem com nem sem frequência. Com mais pessoas é um bocadinho melhor mas ainda assim, rapidamente se vão cansar e pegar noutra coisa qualquer com mais conteúdo.
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Grandes formas de vida. |
No fundo,
flOw é uma ideia original mas pouco apelativa. Facilmente o podem jogar no
PC, fazendo
download gratuito pois o jogo apareceu primeiro na sua vertente flash mas sem certas funcionalidades e extra das versões de consola. Ainda assim, recomendo que o façam em vez de gastarem dinheiro quando o podem aplicar noutro jogo mais interessante. Mas fazendo parte da colecção, é um
JOGALHÃO DE FORÇA!
Amanhã, pancadaria em 3D na PlayStation. :)
MURRALHÕES DE FORÇA:
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