10 de maio de 2011

Street Fighter Alpha 3 Max

Ryu e o seu dark side.
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Compositor(es): Takayuki Iwai, Yuki Iwai, Isao Abe, Hideki Okugawa, Tetsuya Shibata
Plataforma: PlayStation Portable
Lançamento: 19-01-2006 (JP), 07-02-2006 (EUA), 10-03-2006 (EU)
Género: 2D Fighting
Modos de jogo: Modo história para um jogador, diversos modos para um ou dois jogadores
Media: Universal Media Disc (1.5GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Stick (256KB mínimo), Compatível com Wireless (2~8 jogadores)
Outros nomes: Street Fighter Zero 3 Double Upper (JP)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Algumas horas de jogo para desbloquear os modos e personagens secretas.

(Calorzinho bom...)

Para a rua e qualquer lado!
Hoje vou optar por uma abordagem mais soft visto este jogo ser uma actualização de outro que já tinha para a velhinha PlayStation. Trata-se então de mais um jogo de pancada a adicionar à larga escolha presente na colecção. Este tem a particularidade de ser portátil, o que o torna perfeito para levar para todo o lado para umas lutas on-the-go e além do mais contém todos os extras e mais alguns de outras versões para consolas caseiras. Este exemplar ficou-me por 14.99€, tendo sido adquirido a 13-03-2009 na Fnac do Almada Fórum. Talões, têm estas informações todas... :)


Manual, papelito e UMD.
Street Fighter Alpha 3 Max é nada mais nada menos do que um port deste famoso jogo de luta para a portátil da Sony, contando com todos os lutadores das versões anteriores e ainda os extras da versão GBA mais um lutador novo, exclusivo a esta versão. Diria que é a versão definitiva de SFA3 pois tem tudo. Não vale a pena perder tempo com a história, pois essa é longa, complicada e o que nos interessa neste tipo de jogos é pegar nas nossas personagens favoritas e lutar, lutar, lutar!

Uma luta injusta... ou talvez não.
E porque razão será esta a versão definitiva? Bom, para começar a parte gráfica de SFA3 Max mantém-se fiel à versão de arcada, com todos os sprites e frames intactos o que quer dizer que em termos de animações não se perdeu rigorosamente nada. Por outro lado, os cenários estão lá todos, com todos os seus pequenos pormenores visuais. E mexe-se bem, sem quebras nem nada que atrapalhe o decorrer da acção. Tudo isto num pequeno ecrã, sendo que o jogo foi convenientemente adaptado ao formato 16:9 sem deformar o que vemos no ecrã.

Mas o jogo não vive só da parte gráfica e a parte sonora também está fiel aos seus "irmãos mais velhos", com todas as faixas e efeitos sonoros intactos. Neste campo a PSP faz um bom trabalho, mesmo tendo as suas limitações face a sistemas nitidamente superiores.

Yun é um dos novatos.
A jogabilidade é algo que os cépticos poderiam rejeitar dado que a PSP tem menos dois botões superiores que o convencional comando de PlayStation mas o facto é que isso foi contornado e resulta tão bem quanto jogar à antiga. Logo a falta de botões não é problema até porque estes por norma são usados como atalhos pela grande maioria dos jogadores que conheço. Mas fora isso tudo continua na mesma, com a habitual escolha de Ism's que variam entre A (barra de Super com 3 níveis), V (custom combo) e X (uma única barra de Super, dano agravado), com um secreto que é o que M. Bison usa e é bastante "chulado". A escolha de lutadores é enorme, com todos os novos que existiam na versão de PlayStation mais os de GBA que incluem Eagle, Maki e Yun. Exclusiva a esta versão é Ingrid, oriunda de Capcom Fighting Jam mas que infelizmente não tem um cenário correspondente. Para além do tradicional modo Arcade, existe um grande variedade de outros modos para um ou mais jogadores, incluindo o apreciado World Tour que nos permite evoluir as personagens ao nosso gosto. Curiosamente os tempos de loading nesta versão são minúsculos o que a torna ainda melhor face à outras.

Aguenta Ingrid!
Creio que não é preciso dizer muito mais acerca de Street Fighter Alpha 3 Max, pois tudo resumidinho leva-nos a uma única conclusão: é excelente e sem dúvida a versão definitiva. Portanto é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Amanhã vamos até a um mundo de crime... :D

MURRALHÕES DE FORÇA: 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário