25 de fevereiro de 2019

My Nintendo Picross - The Legend of Zelda: Twilight Princess

Quando não há capa, faz-se!
Desenvolvido por: Jupiter Corporation
Publicado por: Nintendo
Plataforma: Nintendo 3DS
Lançamento: 17-03-2016 (JP), 31-03-2016 (EU/EUA)
Género: Puzzle
Modos de jogo: Vários modos para um jogador
Media: Formato Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão SD
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o os puzzles todos uma vez mas repeti diversos.

(Fun fact: até 2011, a cerveja na Rússia não era considerada uma bebida alcoólica mas sim um refrigerante.)

Há aquelas alturas em que não nos apetece jogar nada de muito complexo ou que costumamos jogar com frequência mas ao mesmo tempo querem jogar algo que mate o bichinho ou simplesmente para passar tempo. A minha escolha aqui recai quase que única e exclusivamente nos jogos de puzzles pois são perfeitos para esses momentos. E dentro do género há para todos os gostos e com todo o tipo de mecânicas possíveis e imagináveis desde os mais simples aos mais complicados mas todos eles divertidos. O jogo que aqui apresento hoje é um bom exemplo disso e era uma vertente que nunca tinha explorado embora existam inúmeros jogos dentro desta série já desde o tempo do Game Boy. Este exemplar digital é uma das recompensas do My Nintendo, e possivelmente a melhor de todas visto ser um jogo completo e poder ser descarregado se utilizarmos 1000 moedas de platina, as mais comuns de todas. E foi o que fiz, algures entre Novembro e Dezembro de 2017.


O que irá sair daqui?
My Nintendo Picross - The Legend of Zelda: Twilight Princess tem um nome que parece uma composição do Metropolitano de Lisboa mas na verdade é um simples jogo de Picross com um tema baseado num dos muitos jogos da saga Zelda. O conceito de Picross é comum a todos os jogos e é de uma simplicidade extrema: basicamente temos um grelha composta por quadrados que têm de ser preenchidos para formar uma imagem. Nas extremidades das linhas e colunas temos números que nos indicam o número de quadrados a serem preenchidos em ambas. Usando a cabeça e fazendo contas conseguimos chegar (ou não) ir preenchendo os quadrados correctos. E é apenas isto.

Alguns dos diversos puzzles.
Visualmente, My Nintendo Picross é um jogo simples onde a grande acção decorre no ecrã táctil e se resume à grelha onde vamos desvendando o desenho que nos é proposto e como tal o grafismo é básico e adequado a isso mesmo. A UI é também bastante simples e agradável com o ecrã superior a servir de tela por assim dizer ao desenho que estamos a tentar completar, com fundos retirados de Twilight Princess e até algumas imagens de Midna, que no auxilia nesta demanda. No geral, tudo funciona de forma competente e tem um look extremamente clean e agradável. A parte audível contém algumas faixas do mesmo jogo, com temas que nos ficaram na memória e bastante adequados ao ritmo que Picross proporciona. Os efeitos sonoros são simples mas muito funcionais e nada aborrecidos de serem ouvidos vezes sem conta.

Micross, o derradeiro puzzle!
A jogabilidade em My Nintendo Picross tal como referi acima, resume-se mesmo a preencher os quadrados de forma a formar uma imagem. Podemos para tal usar os botões e D-pad ou simplesmente utilizar a stylus, sendo que qualquer um dos modos resulta bem sendo apenas uma questão de preferência. Os puzzles em si começam de forma fácil mas rapidamente esta começa a escalar dando lugar a algo mais complexo e que nos obriga a ponderar cada movimento. Cada puzzle tem também tempo associado pelo que se formos rápidos a resolvê-lo, este fica a cores em vez de preto e branco. Existem ainda dois outros modos para além do Picross normal que são o Mega Picross e o Micross. O primeiro traduz-se em puzzles mais complexos com números chamados Mega Numbers que dizem respeito a duas colunas em simultâneo, dificultando assim a tarefa de preenchimento. O segundo é um puzzle enorme composto por diversos micro-puzzles que devem ser completados de forma a todos encaixarem uns nos outros e formando assim a imagem completa. Qualquer modo é extremamente divertido e desafiante, podendo serem utilizadas ajudas a troco de alguns segundos irem sendo adicionados ao nosso contador.

My Nintendo Picross - The Legend of Zelda: Twilight Princess é sem dúvida um excelente jogo que pode ser jogado vezes sem conta e o melhor é que está disponível a todos os que tenham uma 3DS e tenham pontos para gastar (o que não é difícil). Assim sendo, temos aqui mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: piratas, génios e miúdas na 3DS.

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário