8 de fevereiro de 2019

Metroid Prime Hunters: First Hunt

Esta não brilha como a do jogo.
Desenvolvido por: Nintendo Software Technology, Retro Studios (Supervisão e Direcção Artística) 
Publicado por: Nintendo
Designer(s): Masamichi Abe, Richard Vorodi
Plataforma: Nintendo DS
Lançamento: 21-11-2004 (EUA),11-03-2005 (EU)
Género(s): First-person Shooter, Plataformas
Modos de jogo: Diversos modos para um jogador, Multiplayer Local (até 4 cartões de jogo)
Media: Cartão de jogo com 128 megabit
Funcionalidades: Wireless DS Multi Card Play
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Joguei-o várias vezes (isto não se acaba) mas não experimentei o Multiplayer por razões óbvias.

(Fun fact: alguns gatos são alérgicos a humanos.)

Sem autocolantes foleiros.
Lembram-se daqueles tempos em que comprávamos revistas de videojogos para saber a novidades? E lembram-se de quando estas traziam CDs com demos? Pois, é bem provável que sim e as saudades dessa época são mais que muitas, uma vez que tudo era mais simples e o panorama era completamente diferente do que se vive agora. As demos ainda existem, mas sinceramente já não são o que eram com algumas a ocupar mais do que jogos completos, outras que só podem ser jogadas N vezes até deixarem de funcionar na conta onde estão instaladas entre outras manhas que se vão inventando. Mas o grande busílis recaí sobre o facto que já nada disto sai físico e parecendo que não, uma demo em formato físico tem uma certa nostalgia, especialmente para quem colecciona pois algumas tornaram-se obscuras e tendem até a tornar-se raras. O jogo que apresento aqui hoje é uma demo, mas daquelas demos com conteúdo suficiente para serem uma espécie de DLC do passado pois este conteúdo nem sequer transitou para o jogo completo. Este exemplar foi adquirido algures entre Setembro e Outubro de 2016, por 3.95€ na Play N' Play.


Manual e cartão de jogo.
Metroid Prime Hunters: First Hunt foi para muitos o primeiro contacto com a série na DS pelo simples motivo que esta demo vinha incluída com a primeira remessa de consolas. E não era apenas um cartão de jogo mas sim uma edição completa com direito a caixa e instruções, pelo que para quem gosta da saga Metroid, esta peça é um must have ainda que não seja nada do outro mundo. Não existe uma trama a contar visto que sendo uma demo, contém uma série de modos que podemos explorar sozinhos e ainda uma pequena porção do multiplayer que pode ser desfrutada com mais quatro amigos, caso tenham a demo também.

Toca a rebentar com eles!
Um dos propósitos desta demo era mostrar o potencial do hardware da DS em termos de 3D, algo que a meu ver foi bem conseguido pois os visuais são bastante semelhantes ao produto final, com uma óptima performance e fluidez, onde tudo se movimenta sem problemas. O som em geral é também bastante bom, com os mesmos efeitos sonoros a serem utilizados e proporcionando aquela típica atmosfera da saga. Já a música é composta por uma pequena selecção de faixas, sendo que uma delas é um remix não muito bom da batalha contra Meta Ridley mas isso é apenas a minha opinião. Considerando as coisas, a música adequa-se à acção que a demo proporciona.

Keep rollin', rollin', rollin'...
No campo da jogabilidade, Metroid Prime Hunters: First Hunt apresenta-nos cinco esquemas de controlo, com alguns a usar a stylus para controlo de movimento e outros somente os botões, tentando assim chegar a todos os jogadores visto incluir a opção para esquerdinos. De qualquer forma, o controlo de Samus requer um pouco de habituação mas rapidamente se consegue começar a espalhar o caos pelas hostes inimigas. Apesar de não existir um modo história a seguir, existem sim três pequenos modos para testar a nossa destreza e habilidade em combate e na resolução de puzzles.

What sorcery is this?!
O primeiro, chamado Regulator (Type A) coloca-nos numa arena holográfica onde o objectivo é destruir todos os inimigos (Mochtroids, Metroids e Zoomers) antes que o tempo acabe (10 minutos). No final temos ainda de confrontar uma sósia de Samus para concluir a tarefa com êxito. O segundo modo é o Survivor (Type B), onde temos de sobreviver contra hordas dos mesmos inimigos o máximo que conseguirmos. Neste modo temos acesso aos mísseis e ainda a um power-up que nos aumenta o poder de fogo. O terceiro modo é o Morph Ball (Type C) que tal como o nome sugere, temos de navegar Samus por uma série de áreas com obstáculos e perigos a serem evitados com o uso da stylus. Todos estes modos têm apenas um objectivo específico: conseguir o melhor recorde pessoal. Se o conseguirmos desbloqueamos um vídeo secreto que não é nada mais do que um trailer do jogo completo.

Let's look at the "traila"!
Existe ainda um modo multiplayer local, composto por apenas três arenas (Trooper Module, Assault Cradle e Ancient Vestige) onde podemos andar aos tiros com mais 3 amigos que tenham a demo, visto não existir suporte para Single Card Play, o que a meu ver foi talvez uma oportunidade perdida. Infelizmente não pude experimentar este modo porque a demo não tem bots e não conheço ninguém que tenha isto para poder testar. Podia eventualmente espetar a rom no meu R4 e usar a 3DS para o efeito mas para jogar sozinho qual seria a lógica?

Metroid Prime Hunters: First Hunt pode não ser nada do outro mundo mas não deixa de ser uma curiosidade interessante no catálogo da DS, e acima de tudo, dentro da própria saga Metroid.  Não é todos os dias que se encontra uma demo assim em formato físico e como tal esta ganha o estatuto de JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: um shmup na PS2.

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário