19 de fevereiro de 2019

Super Mario Bros. Deluxe

Capa original.
Desenvolvido por: Nintendo R&D 2
Publicado por: Nintendo
Plataforma(s): Game Boy Color, Virtual Console (3DS)
Lançamento: 01-05-1999 (EUA), 01-06-1999 (EU), 01-03-2000 (JP) (GBC) / 27-01-2014 (JP), 13-02-2014 (EU) (3DS Promo) / 27-02-2014 (EU), 25-12-2014 (EUA) (3DS eShop)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer (jogos original)
Media: Não se aplica
Funcionalidades: Gravação de progresso, Compatível com Game Boy Printer (jogo original)
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o umas umas vezes mas hei-de regressar.

(Fun fact:a soma de todos os número numa roleta é 666. Dependendo da roleta...)

E a devida traseira da versão Europeia.
Quando era miúdo lembro-me que um dos jogos que mais queria ver no Game Boy era o Super Mario Bros. da NES. Sempre me fez confusão porque raio tinham lançado o Super Mario Land, um jogo semelhante em algumas coisas mas muito diferente noutras, até mais avançado tecnicamente e nunca se dignaram a meter a grande aventura de Mario na pequena portátil. Os anos passaram e mais jogos da saga Mario Land foram saindo mas do original de NES nem sombra. Quando o Game Boy Color foi lançado, já tinha partido para outras aventuras e eis que finalmente Super Mario Bros. chega a uma portátil da Nintendo, apenas não era aquela que eu mais apreciava. Como é evidente, passou-me ao lado mas alguns anos mais tarde, uma promo da Nintendo onde ao registarmos a nossa 3DS entre 10 de Dezembro de 2013 e 31 de Janeiro de 2014, tínhamos o jogo gratuitamente, fez com que esse aterrasse na colecção. Obviamente tive de esperar por um e-mail entre 13 e 28 de Fevereiro do mesmo ano com o código para o descarregar da eShop, tal como todos os que o fizeram.


O mapa é fofinho.
Super Mario Bros. Deluxe podia ser um port preguiçoso, algo que aconteceu com os Classics lançados posteriormente no GBA onde eram apenas jogos de NES a correr num GBA mas o caso não é esse. Aqui temos um port que não só melhora vários aspectos do jogo como introduz novos elementos e extras que fazem desta versão uma das melhores, senão mesmo a melhor versão do jogo original. Aliás, todos os ports deviam ter este nível de qualidade e atenção pois prova que existe alguma preocupação e standards em agradar os fãs e potenciais novos consumidores. Quanto à história... penso que não seja necessário de todo resumir o que se passa em Super Mario Bros., certo? A menos que tenham vindo doutro planeta ou estivessem a dormir debaixo de uma pedra desde 1930.

As dimensões das coisas são diferentes.
Considerando as dimensões do GBC, as devidas concessões foram feitas em termos visuais. Assim temos um campo de visão mais reduzido que o original, algo que se nota bem devido à dimensão dos sprites ser generosa. Para compensar isto, podemos não só movimentar o ecrã em quatro direcções com o auxílio do botão Select e o D-Pad, bem como fazer um pouco de backtracking, algo que no original não era possível. Isto aumenta um pouco a dificuldade do jogo devido à limitação visual mas até resulta bem. O grafismo em si é virtualmente idêntico com todos os sprites e a mesma palete de cores, mas com algumas pequenas melhorias como por exemplo alguns cenários terem animações (a lava nos castelos por exemplo) e os Toads tal como a Princesa terem animações quando os salvamos. Até Luigi teve direito a uma palette swap das cores da sua indumentária de trabalho.

Sempre agarrado ao poste...
O som em Super Mario Bros. Deluxe mantém-se praticamente idêntico ao original com a mesma banda sonora mas algumas faixas novas para condizer com os menus que o jogo agora apresenta. Os efeitos sonoros sim, foram alvo de algumas modificações sobretudo no pitch que é mais elevado e na introdução de alguns efeitos novos como por exemplo um para quando Mario "trava" o movimento, resultando assim num som de deslize.

Vou começar a plantar feijões...
A jogabilidade foi também alvo de ligeiras mudanças. Embora tudo se processe do mesmo modo que o original, o controlo de Mario é mais sólido dada uma subtil mudança na rigidez da física do jogo original. Assim resulta numa experiência mais amigável até porque se controla bastante melhor. Perdeu-se no entanto o modo 2-player que neste caso podemos optar por escolher Luigi se for caso disso. Adicionou-se um mapa para podermos ver o nosso progresso em cada mundo bem como uma função que nos permite gravar a qualquer momento. Os glitches do original foram praticamente todos removidos mas um ou outro ainda persistem. O jogo conta com diversos modos de onde se destaca o Original 1985, Challenge, Super Mario Bros. For Super Players, You Vs. Boo, Vs. Game, Records, Album, Toy Box e Fortune Teller.

M.C. Hammer? Não, DJ Bowser!
O primeiro fala por si mesmo, é uma fiel recriação do jogo original. O Challenge é onde as coisas começam a ter piada pois são introduzidas moedas vermelhas e um Yoshi Egg nos níveis. Estando estas escondidas, o objectivo é coleccionar todas mais o ovo e conseguir o melhor resultado possível. Isto vai desbloqueando imagens e troféus na Toy Box, que com o GBC era possível imprimir mas na 3DS perdeu-se, logicamente, essa funcionalidade. O mesmo se aplica aos resultados, que podiam ser trocados com um amigo via infravermelho. O modo SMB For Super Players desbloqueia-se ao conseguirmos 300 mil pontos no Original 1985 e consiste num port do famoso Lost Levels com algumas mudanças onde se retiraram alguns níveis (mas estão presentes na ROM do jogo, removeram-se a física do Luigi e o vento que alguns níveis tinham, alguns saltos foram tornados possíveis e a palete bem como os sprites foram modificados para se parecer com o jogo original.

Drugs are bad m'kay?
De resto, o You Vs. Boo desbloqueia-se com 100 mil pontos e mete-nos a competir em níveis modificados contra o Boo, que pode atravessar tudo mas para colmatar isso podemos começar como Super Mario ou Fire Mario. O Vs. Game é a mesma coisa mas para multiplayer, algo que foi omitido na 3DS. Finalmente o Fortune Teller é um mini-jogo onde podemos ganhar vidas e receber conselhos de vida, por assim dizer. Temos ainda outras pequenas coisas como o Mystery Room e o Calendar para explorar mas isso fica para vocês descobrirem.

No, no, Mrs. Princess no es here!
Super Mario Bros. Deluxe é sem dúvida um excelente port e é daqueles jogos que mesmo tendo jogado o original deviam jogar esta nova versão pois as coisas que introduz justificam uma ronda. Assim sendo, estamos perante mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: um dos melhores jogos (com ninjas!) que tive o prazer de jogar em 2018, no PC.



MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário