Capa original. |
Publicado por: Nintendo
Plataforma(s): Game Boy Color, Virtual Console (3DS)
Lançamento: 01-05-1999 (EUA), 01-06-1999 (EU), 01-03-2000 (JP) (GBC) / 27-01-2014 (JP), 13-02-2014 (EU) (3DS Promo) / 27-02-2014 (EU), 25-12-2014 (EUA) (3DS eShop)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer (jogos original)
Media: Não se aplica
Funcionalidades: Gravação de progresso, Compatível com Game Boy Printer (jogo original)
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o umas umas vezes mas hei-de regressar.
(Fun fact:a soma de todos os número numa roleta é 666. Dependendo da roleta...)
E a devida traseira da versão Europeia. |
Quando era miúdo lembro-me que um dos jogos que mais queria ver no Game Boy era o Super Mario Bros. da NES. Sempre me fez confusão porque raio tinham lançado o Super Mario Land, um jogo semelhante em algumas coisas mas muito diferente noutras, até mais avançado tecnicamente e nunca se dignaram a meter a grande aventura de Mario na pequena portátil. Os anos passaram e mais jogos da saga Mario Land foram saindo mas do original de NES nem sombra. Quando o Game Boy Color foi lançado, já tinha partido para outras aventuras e eis que finalmente Super Mario Bros. chega a uma portátil da Nintendo, apenas não era aquela que eu mais apreciava. Como é evidente, passou-me ao lado mas alguns anos mais tarde, uma promo da Nintendo onde ao registarmos a nossa 3DS entre 10 de Dezembro de 2013 e 31 de Janeiro de 2014, tínhamos o jogo gratuitamente, fez com que esse aterrasse na colecção. Obviamente tive de esperar por um e-mail entre 13 e 28 de Fevereiro do mesmo ano com o código para o descarregar da eShop, tal como todos os que o fizeram.
O mapa é fofinho. |
Super Mario Bros. Deluxe podia ser um port preguiçoso, algo que aconteceu com os Classics lançados posteriormente no GBA onde eram apenas jogos de NES a correr num GBA mas o caso não é esse. Aqui temos um port que não só melhora vários aspectos do jogo como introduz novos elementos e extras que fazem desta versão uma das melhores, senão mesmo a melhor versão do jogo original. Aliás, todos os ports deviam ter este nível de qualidade e atenção pois prova que existe alguma preocupação e standards em agradar os fãs e potenciais novos consumidores. Quanto à história... penso que não seja necessário de todo resumir o que se passa em Super Mario Bros., certo? A menos que tenham vindo doutro planeta ou estivessem a dormir debaixo de uma pedra desde 1930.
As dimensões das coisas são diferentes. |
Considerando as dimensões do GBC, as devidas concessões foram feitas em termos visuais. Assim temos um campo de visão mais reduzido que o original, algo que se nota bem devido à dimensão dos sprites ser generosa. Para compensar isto, podemos não só movimentar o ecrã em quatro direcções com o auxílio do botão Select e o D-Pad, bem como fazer um pouco de backtracking, algo que no original não era possível. Isto aumenta um pouco a dificuldade do jogo devido à limitação visual mas até resulta bem. O grafismo em si é virtualmente idêntico com todos os sprites e a mesma palete de cores, mas com algumas pequenas melhorias como por exemplo alguns cenários terem animações (a lava nos castelos por exemplo) e os Toads tal como a Princesa terem animações quando os salvamos. Até Luigi teve direito a uma palette swap das cores da sua indumentária de trabalho.
Sempre agarrado ao poste... |
O som em Super Mario Bros. Deluxe mantém-se praticamente idêntico ao original com a mesma banda sonora mas algumas faixas novas para condizer com os menus que o jogo agora apresenta. Os efeitos sonoros sim, foram alvo de algumas modificações sobretudo no pitch que é mais elevado e na introdução de alguns efeitos novos como por exemplo um para quando Mario "trava" o movimento, resultando assim num som de deslize.
Vou começar a plantar feijões... |
A jogabilidade foi também alvo de ligeiras mudanças. Embora tudo se processe do mesmo modo que o original, o controlo de Mario é mais sólido dada uma subtil mudança na rigidez da física do jogo original. Assim resulta numa experiência mais amigável até porque se controla bastante melhor. Perdeu-se no entanto o modo 2-player que neste caso podemos optar por escolher Luigi se for caso disso. Adicionou-se um mapa para podermos ver o nosso progresso em cada mundo bem como uma função que nos permite gravar a qualquer momento. Os glitches do original foram praticamente todos removidos mas um ou outro ainda persistem. O jogo conta com diversos modos de onde se destaca o Original 1985, Challenge, Super Mario Bros. For Super Players, You Vs. Boo, Vs. Game, Records, Album, Toy Box e Fortune Teller.
M.C. Hammer? Não, DJ Bowser! |
O primeiro fala por si mesmo, é uma fiel recriação do jogo original. O Challenge é onde as coisas começam a ter piada pois são introduzidas moedas vermelhas e um Yoshi Egg nos níveis. Estando estas escondidas, o objectivo é coleccionar todas mais o ovo e conseguir o melhor resultado possível. Isto vai desbloqueando imagens e troféus na Toy Box, que com o GBC era possível imprimir mas na 3DS perdeu-se, logicamente, essa funcionalidade. O mesmo se aplica aos resultados, que podiam ser trocados com um amigo via infravermelho. O modo SMB For Super Players desbloqueia-se ao conseguirmos 300 mil pontos no Original 1985 e consiste num port do famoso Lost Levels com algumas mudanças onde se retiraram alguns níveis (mas estão presentes na ROM do jogo, removeram-se a física do Luigi e o vento que alguns níveis tinham, alguns saltos foram tornados possíveis e a palete bem como os sprites foram modificados para se parecer com o jogo original.
Drugs are bad m'kay? |
De resto, o You Vs. Boo desbloqueia-se com 100 mil pontos e mete-nos a competir em níveis modificados contra o Boo, que pode atravessar tudo mas para colmatar isso podemos começar como Super Mario ou Fire Mario. O Vs. Game é a mesma coisa mas para multiplayer, algo que foi omitido na 3DS. Finalmente o Fortune Teller é um mini-jogo onde podemos ganhar vidas e receber conselhos de vida, por assim dizer. Temos ainda outras pequenas coisas como o Mystery Room e o Calendar para explorar mas isso fica para vocês descobrirem.
No, no, Mrs. Princess no es here! |
Super Mario Bros. Deluxe é sem dúvida um excelente port e é daqueles jogos que mesmo tendo jogado o original deviam jogar esta nova versão pois as coisas que introduz justificam uma ronda. Assim sendo, estamos perante mais um JOGALHÃO DE FORÇA!
Próximo jogo: um dos melhores jogos (com ninjas!) que tive o prazer de jogar em 2018, no PC.
MURRALHÕES DE FORÇA:
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