3 de setembro de 2015

Klonoa

Capa colorida...
Desenvolvido por: Paon
Publicado por: Namco Bandai Games
Designer(s): Hideo Yoshizawa, Tsuyoshi Kobayashi
Plataforma: Nintendo Wii
Lançamento: 04-12-2008 (JP), 05-05-2009 (EUA), 22-05-2009 (EU)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modos extra desbloqueáveis.
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória interna da consola, Compatível com Classic Controller, Compatível com GameCube Controller
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez tendo concluído praticamente tudo.

(Parece que está na altura de dizer adeus ao Verão...)

E o colorido continua.
Remakes. De remakes está o mundo dos videojogos cheio e parece que cada vez mais. Alguns são bons, outros nem por isso mas há sempre os que se destacam mais devido à notoriedade do nome. O jogo que trago até aqui hoje é bom, muito bom mesmo mas não é dos que mais se destaca no meio de tanto outros tendo passado ao lado de muito boa gente e as vendas no geral não terem sido as esperadas por parte de quem publica. Este meu exemplar chegou até à colecção algures em 2014, sendo que se trata de um jogo usado mas em excelente estado de conservação, fruto de um negócio no Collector's Corner com o membro RyoHazuki, que ficou em 20 euros, o qual agradeço imenso pois era jogo que sempre quis ter e jogar.

31 de agosto de 2015

Final Fantasy IV: The Complete Collection

Artwork lindíssimo.
Desenvolvido por: Square Enix, Bullets
Publicado por: Square Enix
Director: Yoichi Yoshimoto
Produtor: Hiroyuki Miura
Designer: Takashi Tokita
Artista: Yoshitaka Amano
Argumentista: Takashi Tokita
Compositor(es): Nobuo Uematsu, Junya Nakano, Masashi Hamauzu
Plataforma: PlayStation Portable 
Lançamento: 24-03-2011 (JP), 19-04-2011 (EUA), 21-04-2011 (EU)
Género: Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Universal Media Disc (1.5GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Stick
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas não fiz a masmorra extra, não adiciona nada de interessante à trama.

(E amanhã... MGSV!!!!)

As respectivas traseiras.
Se num passado não muito distante a saga Final Fantasy era algo exclusivo e apenas um nicho muito pequeno de jogadores lhe seguia as pisadas, hoje em dia tornou-se tão, mas tão mainstream que é possível jogar quase todos os jogos em qualquer plataforma. Há Final Fantasy's para quase tudo quanto é plataforma, em especial os mais antigos que foram alvo de remakes, remasterizações e sabe-se lá mais o quê. Mas isso até é bom, por um lado, pois mais jogadores têm oportunidade de conhecer as raízes desta longa saga. Por outro lado é mau pois os jogos mais recentes não são coisa e denotam uma tremenda falta de ideias e acima de tudo, originalidade. Mas adiante. Este meu exemplar deste Final Fantasy IV - The Complete Collection foi adquirido pouco depois do seu lançamento, numa loja online por cerca de 20 euros. Para além do jogo, faz-se acompanhar de um conjunto de cartas com bonitas ilustrações, um pano para limpeza do ecrã (também este ilustrado) e conteúdo digital para utilizar no Dissidia 012 Duodecim (coisa que fiz prontamente).

18 de agosto de 2015

Resident Evil 4 [Wii Edition]

Gosto mais desta capa.
Desenvolvido por: Capcom 
Publicado por: Capcom
Director: Shinji Mikami
Produtor: Hiroyuki Kobayashi
Argumentista(s): Shinji Mikami, Haruo Murata
Compositor(es): Misao Senbongi, Shusaku Uchiyama
Plataforma(s): NintendoWii, PlayStation 2, Nintendo GameCube, PC, iPod/Phone/Pad
Lançamento: 31-05-2007 (JP), 03-07-2007 (EUA), 13-07-2007 (EU)
Género(s): Acção, Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Modos extra desbloqueáveis.
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso na memória interna da consola
Outros nomes: バイオハザード4 Wii Edition - Biohazard 4 Wii Edition
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas hei-de o jogar mais vezes.

(Need some beach like... now!)

En español!
Para fugir um pouco ao que é costume por aqui, hoje é dia de Jogalhões Flash pois o jogo que trago até aqui já é a terceira vez que faz a sua inclusão por estas bandas. Refiro ao sobejamente conhecido Resident Evil 4, que já conta com N versões diferentes nas mais variadas plataformas. E só de pensar que era um exclusivo de peso na GameCube dá vontade de rir pois tornou-se num dos jogos mais comuns e baratos de arranjar nos dias que correm. Contudo, esta versão da Nintendo Wii, com o "inteligente" subtítulo Wii Edition não é assim tão comum de se ver por aí. Mas uma coisa é certa, mesmo com as supostamente superiores versões HD e até uma Ultimate HD no PC, a versão de Wii é a melhor de todas. Já vão ficar a saber porquê. Este exemplar foi adquirido a um utilizador do fórum Collector's Corner, mais concretamente o RyoHazuki por 10 euros estando em impecável estado de conservação.

31 de julho de 2015

Ico & Shadow of the Colossus Classics HD (2ª Parte)

A mesma capa.
Desenvolvido por: Team Ico, Bluepoint Games (HD remaster) 
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Motor gráfico: Blue Engine 
Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: 22-09-2011 (JP), 27-09-2011 (EUA), 28-09-2011 (EU)
Género(s): Acção, Aventura, Puzzler, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido (5578KB Mínimo) Compatível com função de vibração, HD 720p, 1080p, Compatível com 3D
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o uma vez. Mas é para voltar a jogar.

(Este tempo está uma treta e não gosto nada!)

O mesmo texto...
No seguimento da análise anterior, creio que não há mesmo necessidade de voltar a contar a história de como este exemplar veio cá ter nem em que circunstâncias. Isso vocês já sabem caso tenham lido a dita análise. Não leram?! Então façam o favor de o fazer antes de prosseguir. Não querem?! Bom, então não posso sugerir mais nada a não ser verem vídeos no YouTube mas aí não há análises minhas, só ranting, gameplays e aquisições. Mas é melhor do que nada e passemos ao que interessa.

Ico & Shadow of the Colossus Classics HD (1ª Parte)

A capa genérica dos Classics HD.
Desenvolvido por: Team Ico, Bluepoint Games (HD remaster) 
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Motor gráfico: Blue Engine 
Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: 22-09-2011 (JP), 27-09-2011 (EUA), 28-09-2011 (EU)
Género(s): Acção, Aventura, Puzzler, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido (5578KB Mínimo) Compatível com função de vibração, HD 720p, 1080p, Compatível com 3D
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o uma vez. Hei-de o jogar novamente num futuro próximo.

(Não gosto de vento e tem estado vento a semana toda na praia.)

Informação sempre útil.
Facto, deixei passar muitos bons jogos de PS2 ao lado. Mas ainda bem pois esta minha falha até me trouxe boas experiências, sob a forma de remasters que estão agora tão em moda mas que também apareceram na PS3. Sim, esta geração actual, para mim é a geração remaster pois se analisarem bem o panorama há quase tantos remasters HD quanto jogos novos e originais para as ditas consolas. Mas enfim, isso agora pouco ou nada interessa. O que realmente interessa é começar esta análise de duas partes, cada uma dedicada aos dois jogos que estão presentes nesta colectânea. O primeiro é um clássico que dá pelo nome de ICO e que fez furor na PS2 por diversos motivos. Mas já lá vamos. Este exemplar foi adquirido na agora extinta Game do Almada Fórum por cerca de 10 euros, novo mas não selado. Como só eles sabiam fazer. Não me recordo ao certo da data de aquisição, talvez em 2013.

30 de junho de 2015

Kirby Triple Deluxe

Havendo falta de caixa...
Desenvolvido por: HAL Labotatory
Publicado por: Nintendo
Director: Shinya Kumazaki
Produtor(es): Hiroaki Suga, Hitoshi Yamagami 
Compositor(es): Hirokazu Ando, Jun Ishikawa
Plataforma: Nintendo 3DS
Lançamento: 11-01-2014 (JP), 02-05-2014 (EUA), 16-05-2014 (EU)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer local até 4 jogadores
Media: Versão Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão SD
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez tendo completado tudo.

(Está um bafo destes...)

Para variar um bocado, a análise que trago até aqui hoje já estava escrita há meses pois foi uma das várias que escrevi para o site Rua de Baixo algures em 2014, daí esta versão que possuo na colecção ser digital. E sem mais demoras vamos ao que interessa. Desde sempre que a Nintendo é conhecida pelas suas mascotes simpáticas e com as quais fomos crescendo. O que para nós foram heróis hoje poderão parecer um pouco bonecos infantis mas não deixam de nos acompanhar ao longo dos anos em imensos jogos que ainda nos prendem ao ecrã da televisão ou da nossa consola portátil preferida. Kirby é um desses casos de sucesso, que vive um pouco na sombra de Mario e companhia, mas que nos tem presenteado com uma série de jogos extremamente divertidos e acima de tudo viciantes

8 de junho de 2015

Under Defeat HD [Deluxe Edition]

A capa japonesa é mais bonita.
Desenvolvido por: G.rev
Publicado por: Rising Star Games
Compositor: Shinji Hosoe
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, Arcade
Lançamento: 23-02-2012 (JP), 31-10-2012 (EU), 28-11-2012 (EUA)
Género(s): Vertical Shoot 'em up
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Compatível com função de vibração, HD 720p, 1080i, 1080p. Leaderboards Online
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o várias vezes em todas as dificuldades. Platina alcançada.

(Com este calor nem jogar me apetece...)

Muita info útil...
Se cresceram nos anos 90, muitos de vós devem recordar-se com saudade de todas as moedinhas que gastaram nas máquinas que povoavam os salões de jogos por esse país fora. E os jogos era mais do que muitos, desde as máquinas de pinball até ao Sega Rally que era o expoente máximo dos jogos de arcada naquela época. Obviamente passei mais tempo de volta dos jogos de luta da SNK que dispensam apresentações e também meti umas boas dezenas de escudos em tudo quanto fosse máquina de shoot 'em up. Havia qualquer coisa de mágico naqueles jogos, que podiam ser de aviões, naves ou helicópteros. E havia, eram monstros de sugar dinheiro! Difíceis, sádicos e malvados se tiver de os adjectivar. Mas com o tempo, este género foi-se perdendo e tornou-se num pequeno nicho que ainda hoje existe mas onde só os  jogadores mais hardcore e teimosos se aventuram. Eu, muito honestamente, não faço parte dessa elite mas sou teimoso e ainda gosto do género portanto sempre que posso jogar algo do género não hesito. O jogo de hoje comprova isto que acabei de escrever e este exemplar foi adquirido algures em Abril de 2014 por cerca de 10 euros, numa loja online. Esta versão inclui todos os DLC's e patches (não é preciso instalar nada na consola) bem como a banda sonora em CD e um artbook digital. O artbook podiam ser físico mas enfim...

27 de maio de 2015

Project Zero 2 [Wii Edition]

Bonita artwork!
Desenvolvido por: Tecmo Koei
Publicado por: Nintendo
Designer: Keisuke Kikuchi
Plataforma: Nintendo Wii
Lançamento: 28-06-2012 (JP), 19-06-2012 (EU)
Género: Survival Horror
Modos de jogo: Modo história para um jogador com suporte para um segundo jogador, Modo Haunted House para um ou dois jogadores
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Vários slots para gravação de progresso na memória interna da Wii, Compatível com Wii Remote e Nunchuk, QR Code no manual para interacção com Spirit Camera na 3DS
Outros nomes: Zero ~Shinku no Chou~ (零 〜眞紅の蝶〜) que é algo como  Zero - Deep Crimson Butterfly (JP)
Estado: Completo 
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o em Easy e em Normal. E chega.

(Está calor... finalmente!)

Informação pertinente.
Remake. Uma palavra que virou moda de há uns anos para cá, servindo para aguçar a curiosidade e ansiedade dos fãs por esse mundo fora. E não é só nos videojogos que se fazem remakes, no cinema, na televisão, enfim, um pouco por todo o lado e em todos os meios. Mas o que interessa aqui no blog são os jogos e portanto, os remakes dos mesmos. O jogo que trago até aqui hoje é um bom exemplo disso, um remake de um jogo que originalmente saiu para PlayStation 2 e que me passou ao lado, tendo depois sido lançado na Wii. Este exemplar foi adquirido algures no ano de 2013, por 10 euros, oriundo de uma loja física nacional. E agradeço desde já ao Ricardo Mateus, também conhecido por Dark-Vash nas internetes, por me ter conseguido este exemplar.

20 de maio de 2015

Lost Planet 3

Pai Natal?! Não, Jim Peyton!
Desenvolvido por: Spark Unlimited
Publicado por: Capcom
Director: Matt Sophos
Produtor: Kevin Scharff
Designer(s): Richard Gaubert, Edward Moore
Argumentista(s): Richard Gaubert, Orion Walker, Matthew Sophos
Compositor: Jack Wall
Motor Gráfico: Unreal Engine 3
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, PC
Lançamento: 27-08-2013 (EUA), 29-08-2013 (JP), 30-08-2013 (EU)
Género(s): Third Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer online para até 10 jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação de 6410MB no disco rígido, Compatível com função de vibração, HD 720p
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o uma vez tendo feito tudo o que havia para fazer.

(Já visitaram o canal do JDF no YouTube? É só clicar ali no botão à direita!)

Sticker free!
Outsourcing. Já ouviram falar? Certamente que sim. É um palavrão feio nos dias que correm pelo simples facto de tudo aquilo que lhe é associado. Mas não vamos por aí. A verdade é que está também associado aos videojogos, já há bastante tempo mas agora é mais gritante, mais notório e por vezes mata o que podiam ter sido excelente sagas. O jogo que trago até aqui hoje serve como exemplo embora não seja dos melhores (dentro do mau que o outsourcing pode fazer). Ainda assim é um exemplo do que não se deve fazer na tentativa de melhorar algo que parecia não estar bom mas que funcionava bem. Este exemplar foi adquirido em Março de 2014 por cerca de 20 euros numa loja online nacional. É verdade, comprei-o cá... impressionante!

7 de maio de 2015

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes

O barbas.
Desenvolvido por: Kojima Productions 
Publicado por: Konami
Director(es): Hideo Kojima, Ikuya Nakamura
Produtor(es): Hideo Kojima, Kenichiro Imaizumi, Kazuki Muraoka
Designer: Hideo Kojima
Argumentista(s): Hideo Kojima, Shuyo Murata, Hidenari Inamura
Compositor(es): Harry Gregson-Williams, Akihiro Honda, Ludvig Forssell
Motor Gráfico: Fox Engine
Plataforma(s): PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox360, XboxOne, PC
Lançamento: 28-03-2014 (EUA), 20-03-2014 (EU/JP) 
Género(s): Acção, Stealth 'em up
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação de 1398MB no disco rígido, Compatível com função de vibração, HD 720p, 1080i
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o várias vezes, tendo desbloqueado tudo o que havia para desbloquear.

(Hoje não vou fazer referências ao estado do tempo.)

Autocolantes foleiros.
Não há nada melhor do que uma boa entrada. Não, não me refiro a entrar num sítio em grande estilo mas sim a comida. Uma boa entrada serve para abrir o apetite e assim preparar-nos para o prato principal, nas doses correctas pois se for demais, corre-se o risco de não se desfrutar da refeição. Bom, mas que raio tem isto a ver com videojogos? É simples, é uma pequena analogia entre uma demo de um jogo e uma entrada gastronómica. E ilustra perfeitamente o jogo que trago até aqui hoje pois tem mais de demo do que de jogo propriamente dito mas ainda assim assume-se como uma excelente entrada para algo que há-de chegar em Setembro, assim o espero. Este exemplar foi adquirido na Fnac do Almada Fórum algures em 2014 por cerca de 20 euros. Sim, eu sei, 20 euros por uma "demo" mas que se há-de fazer? It's-a me!

30 de abril de 2015

Dragon's Dogma: Dark Arisen

Epicness begins!
Desenvolvido por: Capcom
Publicado por: Capcom
Director: Hideaki Itsuno
Produtor: Hiroyuki Kobayashi
Artista: Daigo Ikeno
Argumentista(s): Bingo Morihashi, Haruo Murata
Compositor(es): Tadayoshi Makino, Rei Kondoh, Inon Zur, Masayoshi Ishi
Motor gráfico: MT Framework
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox 360
Lançamento: 02-10-2012 (EUA/EU/JP) 
Género: Action Role Playing Game, Open World
Modos de jogo: Modo história para um jogador com funcionalidades online
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido (10MB mínimo), Compatível com Função de Vibração, HD 720p
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes para ver os diversos finais com mais de 100 horas de jogo e praticamente todas as quests concluídas. Platina alcançada.

(Será que é desta que o tempo melhora?)

É exactamente isso!
Sempre gostei de RPG's mas nos últimos anos esse gostinho tem vindo a decrescer, talvez um pouco pela abundância de jogos do género que existem no mercado actualmente. Posso dizer que ainda sou do tempo em que este género era um pequeno nicho e os jogos disponíveis eram poucos, pelo que por vezes tínhamos de recorrer a meios pouco ortodoxos para jogar aqueles que não saíam na Europa. E o facto é que os jogos tinham mais qualidade do que os de hoje em dia. Agora há RPG's ao pontapé, alguns demasiado asiáticos para o meu gosto mas felizmente há aqueles com um ar mais ocidental, os quais tenho vindo a tomar um gosto especial. Curiosamente os melhores têm sido feitos por japoneses e não por ocidentais pelo que acho que os nossos amigos da terra do sol nascente têm vindo a aprender umas coisinhas. E sem mais demora, este meu exemplar foi adquirido em conjunto com outros jogos, numa loja online, tendo custado cerca de 12 euros, algures no início de 2014. Novo, está claro.

27 de abril de 2015

Yoshi's New Island

Que grande ovo!
Desenvolvido por: Arzest
Publicado por: Nintendo
Director: Masahide Kobayashi
Produtor: Takashi Tezuka
Artista: Masamichi Harada
Compositor: Masayoshi Ishi
Plataforma: Nintendo 3DS
Lançamento: 14-03-2014 (EU, EUA), 24-07-2014 (JP)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer
Media: Versão Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão SD.
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o uma vez tendo completado quase tudo o que havia para completar.

(Raisparta este tempo de treta...)

Para fugir um pouco à regra, e também porque o trabalho de escrever já estava feito, hoje publico uma análise que fiz para o site Rua de Baixo acerca de Yoshi's New Island, o sucessor de Super Mario World 2 - Yoshi's Island que já foi aqui analisado anteriormente. Assim sendo não existe cópia física do jogo, apenas a digital cedida para a referida análise que chegou até aqui algures em 2014. Mas passemos ao que interessa.

24 de abril de 2015

Call of Duty: Ghosts [Hardened Edition]

Mais um caixotinho.
Desenvolvido por: Infinity Ward, Raven Software, Neversoft, Certain Affinity
Publicado por: Activision
Argumentista: Stephen Gaghan
Compositor: David Buckley
Motor Gráfico: IW6, Havok, Umbra
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, PC, WiiU, Xbox One, PlayStation 4
Lançamento: 05-11-2013 (Mundial)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer online (para até 12 jogadores) e offline (com bots), Modo Invasion para até 4 jogadores.
Media: Blu-Ray
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido da consola (25MB mínimo), Suporte HD 720p, 1080i e 1080p, Compatível com Função de Vibração, DLC de mapas adicionais.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o duas vezes em Normal e Veteran. Imensas horas no multiplayer nos vários modos disponíveis, tendo atingido Prestige com a personagem principal. Ainda o jogo de vez em quando.

(Este tempo não se decide)

Informação visual.
Call of Duty dispensa apresentações. Todos os anos sai um novo, que deixa muitos a torcer o nariz e outros tantos na expectativa que vem aí alto jogão. E eu? Bom, ando algures ali no meio desses dois grupos, mas sempre um bocado de pé atrás, desde o Black Ops II que foi jogo que não me deixou saudades algumas, apesar de ser tido com um dos melhores segundo a crítica. Pois bem, não é, não acreditem nesses vendidos mas podem sempre ler a minha opinião acerca do jogo aqui no JDF. Bom, mas vamos ao que interessa, nada mais do que o jogo que trago até aqui hoje e é mais um desta saga anual de tiro neles. Este exemplar que se trata da Hardened Edition, foi adquirido numa loja online em Fevereiro de 2014, por cerca de 45 euros. Diria que foi dos melhores negócios que fiz em 2014 pois, para além de trazer o jogo num bonito steelbook, traz ainda uma pulseira/corda toda xpto e o season pass para o DLC todo que saiu, no valor de 60 euros. E sim, usei os DLC's todos pois são mapas para o multiplayer e valeu bem o investimento.

19 de abril de 2015

Jogalhões de Força - O 6º aniversário!

Mais um aninho, mais um bolinho!
Ainda parece que foi ontem mas de facto passaram seis anos desde que este pequeno projecto de mostrar a minha colecção de videojogos começou. A evolução foi notória, com algumas modificações ao longo do percurso mas sem se desviar muito daquilo que é, e sempre foi, o objectivo: mostrar a colecção através de fotos, fazer umas análises e comentários mais pessoais aos jogos em questão, e claro, partilhar com o mundo. Muitos jogos entraram aqui no cantinho desde que tudo começou e certamente muitos mais irão entrar futuramente, agora que já andam por aí as consolas de nova geração, já começam a aparecer alguns da minha wishlist assim a preços em conta e eu já comecei a tirar partido disso. Ainda não tenho é nenhuma consola nova mas a seu tempo virão. Primeiro os jogos, as consolas podem esperar. Os seguidores certamente deram conta de que o JDF se alargou até ao YouTube, agora com um canal onde podem ver alguns vídeos, sobretudo de aquisições (ainda só publiquei um) mas de futuro e com tempo, talvez de jogatanas e rating geral pois é sempre bom dar e ouvir opiniões acerca do mundo dos videojogos. Não é um projecto como o blog mas sim algo numa escala mais reduzida. Também já tinha alargado isto até ao Facebook, onde estão as fotos todas e mais algumas, sendo as análises mais recentes divulgadas por lá. E é isto, sem mais cerimónias, o JDF está de parabéns por mais um aniversário e que muitos mais venham, o que é desde já bom sinal! Ah, e obviamente um grande agradecimento aos leitores, seguidores e demais visitantes que nos têm acompanhado ao longo destes anos.

Um grande bem haja! :D

18 de abril de 2015

Mortal Kombat Arcade Kollection

Mais uma custom cover.
Desenvolvido por: Other Ocean Interactive
Publicado por: Warner Bros. Games
Designer(s): Ed Boon, John Tobias
Compositor: Dan Forden
Plataforma(s): PlayStation 3 (PSN) Xbox360 (XBLA), PC (Steam)
Lançamento: 31-11-2011 (PSN, XBLA), 01-02-2012 (Steam)
Género: Fighting
Modos de jogo: Modo torneio para um jogador, Modo Vs. para dois jogadores local e online
Media: Suporte Digital
Funcionalidades: Instalação de 222MB no disco rígido, Gravação de progresso no disco rígido, HD 720p, Scoreboards online
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei o modo arcade uma vez em cada jogo.

(Parece um dia de Inverno...)

Sub-Zero, sempre discreto...
Porrada, porrada, porrada, um homem não pode viver sem porrada (salvo seja)! E que melhor do que um jogo de porrada para descarregar algum stress? Bom, muitas outras coisas mas essas não interessam para o caso. Jogos de porrada existem para todos os gostos e idades desde os mais soft aos mais violentos, agradando assim a todos os públicos e em alguns casos, aos progenitores. O jogo de hoje não é um mas sim três jogos, controversos no seu tempo mas que hoje se assumem como clássicos inconfundíveis. Adquiri-o recentemente numa promoção da PSN por €2.50.

17 de abril de 2015

Dead Island: Riptide

Hmm... zombie! :D
Desenvolvido por: Techland
Publicado por: Deep Silver (EU), Square Enix (EUA), Spike Chunsoft (JP)
Director: Paweł Marchewka
Produtor(es): Jacek Brzeziński, Marek Soból
Compositor(es): Pawel Blaszczak, Giles Lamb
Motor gráfico: Chrome Engine 5
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, PC
Lançamento: 23-04-2013 (EUA), 26-04-2013 (EU), 11-07-2013 (JP)
Género: Survival Horror, Open-world First  Person Shooter, Role Playing Game, Sandbox
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer online co-op até 4 jogadores
Media: BluRay
Funcionalidades: Gravação de progresso no disco rígido da consola (5MB mínimo), Suporte HD 720p, Compatível com DualShock 3, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez tendo completado tudo o que havia para completar, com cerca de 30~35 horas de jogo.

(Quero sol e calor...)

Yap, afogou-se mesmo!
"Mais do mesmo" é sem dúvida uma expressão que se aplica a quase tudo na vida. Obviamente aplica-se também aos videojogos, bem mais do que seria de esperar mas nos dias que correm. Não quero com isto dizer que seja algo negativo, em certos casos até é algo bastante positivo e o caminho mais indicado a seguir. Se uma coisa está boa e funciona porque razão mudar? A mudança nem sempre é algo bom. Mas adiante. No caso do jogo de hoje, pode-se dizer que é sem dúvida mais do mesmo, com poucas ou nenhumas diferenças. Este exemplar foi adquirido em Janeiro de 2014, por cerca de 15 euros numa loja online, como já é hábito por estas bandas.

6 de abril de 2015

Heroes of Ruin

Cover art interessante.
Desenvolvido por: n-Space
Publicado por: Square Enix
Plataforma: Nintendo 3DS
Lançamento: 15-06-2012 (EU), 17-07-2012 (EUA) 
Género(s): Role Playing Game, Dungeon Crawler
Modos de jogo: Modo história para um jogador ou co-op até quatro jogadores online
Media: Cartão de jogo com 2GB
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão de jogo, StreetPass com outros jogadores
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez e cheira-me que não lhe pego outra vez.

(Bom, parece que é Inverno novamente...)

Só um screenshot? Miseráveis!
Nunca fui grande fã de RPG's com um misto de dungeon crawler. Andar por masmorras a matar inimigos e recolher loot nunca me pareceu uma actividade interessante quando se pode ter uma boa história a seguir. Mas, tal como tudo na vida, os gostos vão mudando e aos poucos fui-me habituando à monotonia viciante deste género de jogo pois no fundo, embora a história nestes jogos não seja de todo apelativa (pelo menos as dos jogos que joguei), a recompensa que nos pode esperar de andarmos a espalhar o caos enquanto exploramos os níveis é no mínimo aliciante. E sem mais demoras, o jogo de hoje é o Heroes of Ruin para a 3DS, um título que vai buscar muito à saga Diablo e se introduz no mundo portátil de forma mais ou menos convincente. Este exemplar custou-me 5 euros, novo tendo sido adquirido algures em 2014 por um amigo e coleccionador.

4 de abril de 2015

Medal of Honor: Warfighter

Capa genérica até mais não.
Desenvolvido por: Danger Close Games
Publicado por: Electronic Arts
Produtor: Greg Goodrich
Compositor: Ramin Djawadi, Mike Shinoda
Motor gráfico:  Frostbite 2
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, PC
Lançamento: 23-10-2012 (EUA), 26-10-2010 (EU), 15-11-2012 (JP)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer online até 20 jogadores
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB)
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (1.7GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez em Normal e não lhe toquei mais.

(Hoje não tenho nada a declarar.)

Tanta nação...
Medal of Honor é certamente um nome bem conhecido para quem é fã de First Person Shooters e sem dúvida um dos jogos responsáveis por ter colocado o tema da Segunda Guerra Mundial na ribalta no que concerne a videojogos. E tudo começou na velhinha PlayStation, com os seus 32-bit de glória 3D pixelizada até mais não, coisa que na altura teve um sucesso tremendo e foi sem dúvida um dos melhores jogos do género que se podia ter na consola. Mas os tempos avançam e com eles os jogos, que vão sofrendo alterações e nem sempre para melhor. Tendo o tema estagnado, séries como Call of Duty decidiram enveredar por outros caminhos como a actualidade, coisa que Medal of Honor decidiu fazer em 2010. Até teve algum impacto positivo mas quando a sequela saiu, o caso mudou de figura e não foi das melhores. Este exemplar foi adquirido numa loja online por cerca de 10 euros mais coisa menos coisa, algures em 2013.

28 de março de 2015

New Super Mario Bros. Wii

Capa bonita!
Desenvolvido por: Nintendo EAD Group Nº4
Publicado por: Nintendo
Director: Shigeyuki Asuke
Produtor(es): Takashi Tezuka, Hiroyuki Kimura
Compositor(es): Kenta Nagata, Shiho Fujii, Ryo Nagamatsu
Plataforma: Nintendo Wii
Lançamento: 15-11-2009 (EUA), 15-11-2009 (EU), 03-12-2009 (JP)
Género: Plataformas
Modos de jogo: Modo história que suporta até quatro jogadores em simultâneo
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: 3 slots para gravação de progresso na memória interna da Wii, Compatível com Wii Remote e Nunchuk 
Estado: Completo 
Condição: Razoável, o disco apresenta algumas marcas de uso
Viciómetro: Acabei-o uma vez quase a 100%.

(Mais um dia, mais uma análise!)

Montes de info pertinente.
Nintendo. Sem dúvida a empresa que faz algumas das minhas sagas favoritas de sempre, que incluem nomes como Zelda, Metroid e StarFox. E então o Mario? Bom, apesar de gostar imenso de alguns jogos clássicos no canalizador, não é de todo saga que siga com ansiedade, algo que se veio a acentuar desde o eterno Super Mario 64, um dos jogos que consta no meu Top 3 desta icónica personagem. E embora não tenha acompanhado a maioria dos jogos desde então, joguei alguns e obviamente comprei um ou outro. É o caso deste New Super Mario Bros. Wii, cuja compra foi influenciada pelo seu antecessor na DS. Este exemplar em questão foi adquirido num negócio via OLX e custou-me 10 euros, coisa não muito comum quando se tratam de jogos do Mario. Infelizmente apresenta algumas marcas de uso no disco pois pertencia a um miúdo, daqueles que têm pouco cuidado com as coisas mas o certo é que não o jogo não apresentou nenhum problema de funcionamento.

27 de março de 2015

P.N.03

Hey girl!
Desenvolvido por: Capcom Production Studio 4
Publicado por: Capcom
Director: Shinji Mikami
Produtor: Hiroyuki Kobayashi
Compositor(es): Shusaku Uchiyama, Makoto Tomozawa
Plataforma: Nintendo GameCube
Lançamento: 27-03-2003 (JP), 29-08-2003 (EU), 09-09-2003 (EUA)
Género(s): Acção, Third Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador 
Media: Nintendo Optical Disc (1.4GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (5 Blocos)
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o umas três vezes nas respectivas dificuldades tendo desbloqueado quase tudo.

(Ouvi dizer que vinha aí calor...)

Sem autocolantes foleiros!
Se são seguidores atentos da actividade videojoguistíca deste planeta certamente já ouviram falar dos Capcom Five. Não? Eu passo a explicar. Os Capcom Five não são nada mais nada menos do que cinco jogos exclusivos que a Capcom acordou produzir para a Nintendo GameCube numa tentativa de reforçar as vendas da consola e mostrar o seu potencial a todas as empresas third party por forma a que a mesma tivesse mais apoio e mais jogos. Estes cinco incluíam o jogo que trago até aqui hoje, P.N.03, Dead Phoenix, Viewtiful Joe, Resident Evil 4 e Killer7. Bom, como devem calcular todos deixaram de ser exclusivos da GameCube excepto este P.N.03 que se mantém até hoje. E o Dead Phoenix? Morto antes de nascer. O meu exemplar chegou à colecção algures em Janeiro de 2014, usado e oriundo do eBay por menos de 20 euros. Está em excelentes condições, diga-se.

26 de março de 2015

Batman: Arkham Origins [Collector's Edition]

Mas que grande caixote!
Desenvolvido por: Warner Bros. Games Montréal
Publicado por: Warner Bros. Interactive Entertainment
Director(es): Eric Holmes, Benoit Richer
Produtor: Ben Mattes
Artista: Jeremy Price
Argumentista: Dooma Wendschuh, Ryan Galletta, Corey May
Motor Gráfico: Unreal Engine 3
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox360, PC, WiiU
Lançamento: 25-10-2013 (Lançamento Mundial)
Género(s): Acção, Beat 'em up, Stealth 'em up
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Challenge Rooms, Multiplayer Online
Media: Blu-Ray
Funcionalidades: Instalação obrigatória no disco rígido (4.7GB no mínimo), Compatível com sensor de movimento do Sixaxis, Compatível com função de vibração do DualShock3, HD 720p, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o uma vez em Normal, tendo completado as restantes challenges em Hard numa segunda ronda.

(Já viram o canal do Jogalhões no YouTube? Estão à espera do quê?!)

Muita informação pertinente.
Nanananananananananananananana BATMAN! Eis uma maneira diferente de começar uma análise a mais um jogo do meu herói favorito. Sim, nem o Spiderman consegue o lugar no topo existindo o Batman (embora já lá estivesse estado quando era mais puto). Bom, mas o que interessa mesmo é o jogo que trago até aqui e que dá pelo nome de Batman - Arkham Origins, nada mais nada menos do que uma prequela dos dois outros anteriores que nos leva até ao inicio de actividade do morcego como vigilante e claro, à primeira aparição daquele que considero o seu maior rival de sempre. Vocês sabem que é, não é preciso estar a revelar. Esta edição pela qual optei (e tive a sorte de conseguir) trata-se da Collector's Edition e traz o jogo num bonito steelbook com relevo, um artbook de tamanho acima da média e ainda vários posters dos vilões que aparecem no jogo. Mas a cereja no topo do bolo é a estatueta do Batman juntamente com o Joker, que é sem dúvida uma das melhores que vi nos últimos anos no que diz respeito a edições desde género. Ah, e traz ainda uma catrefada de DLC's para usar no jogo que na minha opinião não faziam falta nenhuma e já deviam fazer parte do mesmo mas adiante.  A mesma foi adquirida algures em 2013, lá por meados de Dezembro oriunda de uma loja online  por cerca de 60 euros já com portes. Não me arrependo nem um pouco.

19 de fevereiro de 2015

Okami Zekkeihan HD

Bonita artwork!
Desenvolvido por: HexaDrive (Versão PS3)
Publicado por: Capcom
Director: Hideki Kamiya
Produtor: Atsushi Inaba
Argumentista: Hideki Kamiya
Compositor(es): Masami Ueda, Hiroshi Yamaguchi, Hiroyuki Hamada, Rei Kondo, Akari Groves
Plataforma(s): PlayStation 3, PlayStation 2, Wii
Lançamento: 30-10-2012 (EUA) (JP), 31-10-2012 (EU), 01-11-2012 (JP/Físico), 20-12-2012 (JP/PSN)

Género: Action Role Playing Game, Aventura
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: BluRay
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (7 GB mínimo), Gravação de progresso no disco rígido da consola, Compatível com Dualshock 3, Compatível com PlayStation Move, Suporte HD 720p, 1080i e 1080p.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez, a 100%, com platina garantida.

(Estou farto do Inverno!)

Mais artwork bonita.
Existe um ditado que diz que quem espera, desespera. Mas outro muito parecido diz o oposto: quem espera sempre alcança. Bom, neste contexto posso afirmar com toda a certeza que concordo muito mais com o segundo do que propriamente com o primeiro, apesar de ser daquelas pessoas que não tem paciência, nem perfil para esperar muito por nada ou ninguém. Mas com a idade (boa desculpa que parece funcionar bem nestes casos), vamos ficando mais permissivos e tolerantes (digo eu). Ora, isto serve para me desculpar com o facto de não ter ainda falado sobre um jogo de PS2, que posteriormente surgiu na Wii e que dá pelo nome de Okami, provavelmente uma das maiores obras de arte digital que surgiu nestas consolas. Sim, deixei passar estas duas versões ao lado mas redimi-me quando soube que iria ser lançada uma versão HD definitiva deste agora clássico dos videojogos. Contudo, e como não podia deixar de ser, não o comprei logo que saiu pois o ocidente, à boa maneira que temos vindo a presenciar nestes últimos anos, só teve direito à versão digital, coisa a que tenho aversão. Felizmente, e porque os asiáticos até me compreendem, lá saíram versões físicas pelas bandas deles, pelo que tive a sorte de ter conseguido a versão asiática (não a japonesa) com direito a um DLC (um tema dinâmico que não descarreguei) por 20 euros, oriunda do eBay e que me foi conseguida por um amigo atencioso algures em 2013. Logo, o ditado aplica-se.

1 de janeiro de 2015

Muramasa: The Demon Blade

Excelente artwork!
Desenvolvido por: Vanillaware
Publicado por: Marvelous Entertainment (JP), Ignition Entertainment (EUA), Rising Star Games (EU)
Director: George Kamitani
Produtor: Yoshifumi Hashimoto
Compositor(es): Hitoshi Sakimoto, Masaharu Iwata, Mitsuhiro Kaneda, Kimihiro Abe, Noriyuki Kamikura, Azusa Chiba, Yoshimi Kudo
Plataforma: Nintendo Wii, PlayStation Vita
Lançamento: 09-04-2009 (JP), 08-09-2009 (EUA), 27-11-2009 (EU)
Género(s): Acção, Hack 'n Slash, Action RPG
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Vários slots para gravação de progresso na memória interna da Wii, Compatível com Wii Remote e Nunchuk, Gamecube Controller e Classic Controller
Estado: Completo 
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o quatro vezes, duas com cada personagem para ver os diversos finais.

(Um excelente 2015 para todos os leitores, seguidores e simpatizantes do JDF!)

Aquilo é um GRANDE polvo!
Para começar o ano de 2015 em grande, nada como um grande jogo! Ou melhor, nada como uma enorme hidden gem na Wii, que dá pelo nome Muramasa: The Demon Blade e que pode muito bem ser vista com um sucessor espiritual do não menos excelente Odin's Sphere na PS2 (jogo que considero arranjar este ano nem que a vaca tussa). E bem sabemos que a Wii está repleta de hidden gems mas concentremo-nos nesta em particular. Este exemplar chegou-me à colecção em Novembro de 2013, oriundo de uma loja online por cerca de 15 euros.

23 de dezembro de 2014

Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers

Yep, that's Layle.
Desenvolvido por: Square Enix
Publicado por: Square Enix
Director: Toshiyuki Itahana
Produtor: Akitoshi Kawazu
Artista: Toshiyuki Itahana
Argumentista(s): Akitoshi Kawazu, Kazuhiro Yamauchi
Compositor(es): Hidenori Iwasaki, Ryo Yamazaki, Kumi Tanioka
Plataforma: Nintendo Wii
Lançamento: 12-11-2009 (JP), 26-12-2009 (EUA), 05-02-2010 (EU)
Género(s): Acção, Aventura
Modos de jogo: Modo história para um ou dois jogadores

Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Vários slots para gravação de progresso na memória interna da Wii, Compatível com Wii Remote e Nunchuk
Estado: Completo.
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o uma vez e chega.

(Um Feliz Natal e um óptimo Ano de 2015!)

That's a Moogle alright.
Compras de impulso, quem não as faz? Começo por dizer que já fiz muitas, não necessariamente jogos mas como o blog centra-se somente nisso, é por aí que vamos. Por vezes faço-as só porque sim, porque me dá na gana ou simplesmente porque me parece um bom negócio para o jogo que é. Mas nem sempre se acerta na escolha e por vezes ficamos com um sabor agridoce na consciência. O jogo que trago até aqui hoje é uma boa maneira de ilustrar este sentimento. Não é mau mas também não chega a brilhar o suficiente para o recomendar, mesmo que seja baratinho que foi o caso pois custou apenas 5 euros, numa daquelas promoções durante o Verão de 2014 que a Fnac se fartou de fazer.

11 de dezembro de 2014

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

Sailor Link!
Desenvolvido por: Nintendo EAD Group Nº3
Publicado por: Nintendo
Director: Daiki Iwamoto
Produtor: Eiji Aonuma
Designer: Michiho Hayashi
Argumentista(s): Hidemaro Fujibayashi
Compositor(es): Kenta Nagata, Toru Minegishi
Plataforma: Nintendo DS
Lançamento: 23-06-2007 (JP), 01-10-2007 (EUA), 19-10-2007 (EU)
Género: Action Role Playing Game
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer para dois jogadores
Media: Cartão de jogo com 1024Mbit
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão de jogo, Wireless DS Single Card Download Play, Wireless DS Multi-Card Play.
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Terminei-o uma vez fazendo tudo o que havia para fazer.

(Está frio, demasiado para o meu gosto.)

Pelo menos não tem autocolantes...
Zelda. Zelda. Zelda. Eis um nome que todos conhecem sejam fãs de jogos ou não. É daqueles nomes que fica no ouvido talvez por começar pela última letra do alfabeto ou simplesmente porque nos lembra aquele jogo que costumava ocupar muitas das nossas tardes no principio dos anos 90. Seja como for, é inegável que a saga The Legend of Zelda é intemporal. Hoje trago até aqui mais um jogo desta longa linhagem, desta vez na Nintendo DS. Trata-se de uma sequela, mais concretamente de Wind Waker na Gamecube e dá pelo subtítulo Phantom Hourglass. Apesar de um pouco reticente relativamente a este jogo, visto não ser fã do jogo de Gamecube, lá lhe dei uma hipótese e surpreendi-me a mim mesmo. Este exemplar chegou à colecção algures em 2013 oriundo do eBay, usado mais em excelentes condições. O preço não me recordo.

1 de dezembro de 2014

GoldenEye 007: Reloaded

Bond. James Bond.
Desenvolvido por: Eurocom
Publicado por: Activision
Argumentista: Bruce Feirstein
Compositor(es): David Arnold, Kevin Kiner
Motor Gráfico: Enhanced IW Engine
Plataforma: PlayStation 3, Xbox360
Lançamento: 01-11-2011 (EUA), 04-11-2011 (EU)
Género: First Person Shooter
Modos de jogo: Modo história para um jogador, Multiplayer local (2-4 jogadores) e online (2-16 jogadores)
Media: Blu-Ray
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (3475MB), Gravação de progresso no disco rígido, Suporte HD 720p, 1080i e 1080p, Compatível com Função de Vibração, Compatível com PlayStation Move, Funções de Rede, DLC adicional
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o duas vezes, em Normal e posteriormente na dificuldade máxima, tendo também completado todas as Mi-6 Ops Missions.


(E o ano de 2014 está quase no final.)

Autocolantes foleiros...
Hoje para variar um bocado, é dia de Jogalhões Flash. E para tal, o jogo eleito é uma versão HD do remake de um jogo sobejamente conhecido e que foi jogado por quase tudo quanto era fã Nintendo nos anos 90. GoldenEye 007 - Reloaded apresenta-se assim com uma versão melhorada do remake lançado em 2010 na Nintendo Wii e que a meu ver não teve o impacto esperado. Esta nova versão HD veio a melhorar algumas coisas mas também não é de todo perfeita. Este exemplar custou-me cerca de 10 euros, no Jumbo do Almada Fórum, algures em 2013.