20 de janeiro de 2019

1945 I&II - The Arcade Games

Aviões!
Desenvolvido por: Psikyo
Publicado por: Play It Ltd. (EU), Taito Corporation (JP)
Plataforma(s): PlayStation 2, PlayStation 3 (PSN)
Lançamento: 16-07-2004 (EU), 05-08-2004 (JP)
Género: Shoot 'em up
Modos de jogo: Modo Arcade para um ou dois jogadores
Media: CD-ROM (650MB)
Funcionalidades: Curiosamente, este jogo não tem nenhuma funcionalidade!
Outros nomes: Psikyo Shooting Collection Vol. 1: Strikers 1945 I+II (JP)
Estado: Completo
Condição: Boa
Viciómetro: Acabei-o várias vezes em diferentes modos de dificuldade.

(Está um solinho bom... estava, estava um solinho bom.)

Limpinha!
A PlayStation 2 é daquelas consolas que cada vez mais se tem tornado ao longo dos anos numa das minhas favoritas de sempre. O seu catálogo é tão vasto, mas tão vasto, que acho que nem em 2030 vou atingir o fundo deste poço. Mas no meio de tanto jogo, há também muito lixo, sobretudo se começarmos a explorar os títulos budget, grande parte destes lançado já na recta final do ciclo de vida da consola. Obviamente, se chafurdarmos bem, encontramos coisas curiosas e até bem decentes a pulular neste charco, como é o caso do jogo que apresento aqui hoje. Este exemplar aterrou no JDF algures entre Janeiro e Fevereiro de 2018, tendo custado 4.95€ na Play N' Play.


Manual e disco.
1945 I&II - The Arcade Games é uma compilação de dois jogos desta série onde o objectivo do jogo é destruir a máquina de guerra alemã, agora equipada com tecnologia de ponta e focada em conquistar o mundo. Vamos ver maquinaria muito diferente daquilo que realmente se viu na realidade mas no fundo isto é um videojogo, antigo por sinal, e como tal não deve ser levado a sério nem almeja ser uma recriação fiel de nada. Mas os aviões pelo menos são inspirados nos reais.

Há sempre inimigos enormes.
Visualmente, 1945 I&II são jogos bastante simples mas que nos fazem regressar a tempos mais simples onde os sprites no ecrã, com todas as suas cores e animações nos deixavam imensamente satisfeitos. Sendo ports das versões de PS1, o grafismo encontra-se praticamente intacto face a essa versão e mesmo à versão original, onde chegamos a ter imensos sprites em simultâneo o que por vezes pode originar algum slowdown, sobretudo se forem os de maior dimensão. Ainda assim a performance é bastante boa no geral sem problemas aparentes.

Em termos audíveis, é aquilo que se pode esperar de um jogo desta época onde os efeitos sonoros vão ocupar grande parte do tempo, senão mesmo toda, embora estes até sejam agradáveis de ouvir e toleráveis no seu todo. A música também está presente, com faixas bastante adequadas a esta temática de guerra e no geral transmitem toda aquela sensação arcade à qual este tipo de jogos nos habituou.

Eix! Tanto tiro!
Tratando-se de uma colectânea, 1945 I&II oferece-nos apenas dois jogos nesta série que conta com mais uns quantos, revelando ser muito fraca em termos de conteúdo. Ambos os jogos controlam-se da mesma maneira, com um disparo normal, um disparo rápido e smart bombs para aniquilar tudo em nosso redor.  Temos à nossa disposição vários aviões, cada qual com os seus pros e contras, mas que torna a coisa interessante de se jogar novamente. O controlo do jogo por outro lado, apesar de bom, apenas pode ser efectuado com o D-Pad, não havendo possibilidade de usar o joystick esquerdo. 

Yep! É uma panqueca voadora...
Por outro lado podemos escolher três modos diferentes de ver a acção onde temos o Original 1, com o ecrã a fazer scrolling vertical como é habitual; Original 2, onde podemos fazer scroll para cima e para baixo com o D-Pad ao controlar o avião e Arcade, que seguindo as regras das arcadas se joga em TATE mode, ou seja com o ecrã da televisão na vertical e controlos adaptados a tal. Ambos os jogos apresentam ainda oito dificuldades, podendo estas ser jogadas a um ou dois jogadores mas sem mais nenhuma opção de jogo relevante. Aliás, esta compilação é tão básica que nem é compatível com o Memory Card para guardar os highscores.

TATE Mode à antiga!
Ainda que seja uma colectânea com pouco conteúdo, 1945 I&II - The Arcade Games é sempre algo interessante de se ter na colecção quanto muito não seja por serem apreciadores deste género ou mesmo pelo facto que o jogo só saiu na Europa, Japão e Coreia, tornando-o assim num título mais obscuro ainda que bastante comum por cá. Portanto, temos aqui mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: ninjas com um twist na PS2.





MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário