31 de janeiro de 2019

Capcom Classics Collection Vol.1

Cover art colorida.
Desenvolvido por: Digital Eclipse
Publicado por: Capcom
Plataforma(s): PlayStation 2, Xbox
Lançamento: 27-09-2005 (EUA), 18-11-2005 (EU), 02-03-06 (JP)
Género(s): Vários
Modos de jogo: Vários modos para um ou três jogadores
Media: DVD-ROM (4.7GB)
Funcionalidades: Gravação de progresso no Memory Card (104KB mínimo), Compatível com controlo analógico: apenas joysticks, Compatível com Multitap
Estado: Completo
Condição: Boa
Viciómetro: Acabei-o a maioria dos jogos várias vezes.

(Fun fact: os crocodilos não conseguem deitar a língua de fora.)

A lista do conteúdo.
As arcadas sempre foram um local mágico nos anos 90, onde imensas máquinas com arte colorida e sobretudo atractiva a quem olhava, faziam as delícias dos utentes do espaço. E os jogos, esses, eram as estrelas com imenso por onde escolher, onde os géneros eram para todos os gostos mas todos tinham o mesmo objectivo: fazer-nos gastar moedas. Com o tempo, essa magia começou a desaparecer, dando lugar às consolas e afins, o que fez com que as arcadas morressem lentamente. Contudo, o seu espírito prevalece, não só através das emulação dos originais, como do restauro das próprias máquinas (para quem tem dinheiro e quer um hobby... diferente) ou simplesmente através de colectâneas que albergam alguns dos melhores títulos dessa época dourada. O jogo que apresento aqui hoje é um belo exemplo disso como uma escolha seleccionada de alguns dos melhores jogos arcade da Capcom (e outros nem por isso). Este exemplar foi adquirido a um particular por 3 euros, algures entre Julho e Agosto de 2018, o que por si só é um excelente negócio para o jogo em questão.


Manual, papelada e disco.
Capcom Classics Collection Vol.1 apresenta-se assim como uma colectânea de alguns dos melhores jogos arcade que a Capcom produziu durante os anos 80/90, com outros tantos menos bons mas que ainda assim merecem o seu lugar na história. Este volume inclui: 1942, 1943 Kai, 1943: The Battle of Midway, Bionic Commando, Commando, Final Fight, Forgotten Worlds, Ghosts 'n Goblins, Ghouls 'n Ghosts, Gun.Smoke, Legendary Wings, Mercs, Pirate Ship HigeMaru, Savage Bees, Section Z, SonSon, Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting, Street Fighter II: Champion Edition, Street Fighter II: The World Warrior, Super Ghouls 'n Ghosts (a versão de SNES), Trojan e Vulgus.

O Final Fight original não é pêra doce...
Do ponto de vista técnico, os jogos incluídos dividem entre ports e emulação, sendo que a grande maioria transitou das colectâneas lançadas anteriormente na PS1 e Saturn, Capcom Generations e Street Fighter Collection 2 com as devidas melhorias e extras incluídos. Os que foram adicionados posteriormente, são versões emuladas dos originais e correm sem falhas nenhumas. Em termos visuais e sonoros temos recriações praticamente perfeitas das versões arcade, onde o grafismo se mantêm fiel ao original sem problemas de espécie alguma que tenha dado conta. Obviamente, temos diversas opções adicionais, sendo que uma delas nos permite jogar estes clássicos com uma resolução superior à dos originais. A parte sonora conta com o mesmo tratamento pois temos a opção de ouvir a banda sonora original, com todos os efeitos sonoros intactos e tal como nos lembramos mas podemos também, em alguns jogos, optar pela banda sonora remixada para ser um bocadinho diferente.

Forgotten Worlds é dos jogos mais divertidos.
A jogabilidade também se mantém intacta para quem é purista mas conta com algumas melhorias como por exemplo rapid fire e podemos personalizar o controlo ao nosso gosto, o que no caso de certos jogos, torna-os bem melhores do que aquilo que tínhamos memória. Por outro lado, existem diversos extras para se irem desbloqueando como por exemplo dicas, artwork, música, curiosidades sobre o desenvolvimento dos jogos e perfis de personagens, que podem ser conseguidos através dos highscores ou simplesmente coleccionando certos itens nos jogos. Temos ainda três dificuldades por onde escolher: Normal, Hardcore e Custom. A primeira é isso mesmo que leram, a segunda eleva as coisas à potência 11 com continues limitados a IA a dar o seu melhor e a terceira permite-nos personalizar a dificuldade ao nosso gosto. E digamos que há jogos onde a dificuldade nos leva aos limites da fúria e da frustração (sim, saga Ghouls 'n Ghosts, isto diz-vos respeito).

Este jogo vai deixar-vos carecas!!
Em suma, Capcom Classics Collection Vol.1 é uma óptima maneira de se poder apreciar estes clássicos arcade no conforto do lar, sem recorrer a um monte de moedas. Perdeu-se um bocado a magia dos salões de jogos mas ganhou-se o conforto do lar e com esta selecção de títulos, não há que enganar. Temos portanto mais um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: uma série clássica com vampiros faz a sua primeira aparição no Game Boy.

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário