Mais uma capa self made. |
Publicado por: Sega
Director(es): Tomoyuki Ito, Takeshi Matsuhashi
Produtor(es): Tomio Takami, Tokinori Kaneyasu
Designer: Naohisa Nakazawa
Artista(s): Kazuyuki Iwasawa, Katsuhiko Ogikubo, Hiroyuki Hirama
Compositor(es): Hirofumi Murasaki, Morihiko Akiyama, Masayuki Nagao
Plataforma(s): Nintendo 3DS (eShop)
Lançamento: 07-08-2013 (JP), 19-12-2013 (EU/EUA)
Género(s): Acção, Plataformas
Modos de jogo: Modo história para um jogador
Media: Formato Digital
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão SD
Outros nomes: 3D The Super Shinobi II (3D ザ・スーパー忍II) (JP)
Estado: Não se aplica
Condição: Não se aplica
Viciómetro: Acabei-o várias vezes.
(Quando as encomendas se perdem é caso para ficarmos lixados...)
Várias opções para explorar. |
Uma das características mais interessantes que a 3DS tem é sem dúvida o seu modo 3D, algo que nos permite ver imagens tridimensionais sem auxílio de periféricos externos. É algo que a torna única até aos dias de hoje e que embora não tenha sido mais do que uma moda, enquanto durou, a portátil da Nintendo teve imensos jogos a tirarem partido disto, alguns com resultados melhores do que outros. Onde vi particularmente resultados excelentes foi em títulos 2D, com vários layers de profundidade, sprites e afins. Quando a M2 começou a lançar títulos da Mega Drive na eShop, o tratamento dado aos mesmos foi deveras luxuoso, não se ficando por uma mera conversão em cima do joelho. Este exemplar digital foi adquirido algures entre Março e Abril de 2018, numa promo da eShop tendo custado algo como 2.49€. Só é pena não terem lançado todos os jogos em formato físico como aconteceu no Japão.
Cavernas, um local sempre agradável. |
3D Shinobi III: Return of the Ninja Master é um excelente port pelas mãos dos mestres da M2, onde o original de Mega Drive recebeu um tratamento especial no que concerne a extras. Mas já lá vamos. A história deste episódio gira em torno da Neo Zeed, para não variar, que volta novamente a colocar o mundo em risco, sendo que desta vez conta com a liderança de um homem conhecido apenas por Shadow Master. Joe Musashi, o ninja de serviço, sente a presença desta ameaça e volta a descer das montanhas para pôr, ou tentar pôr, fim a esta ameaça. Clássica trama de filme série B dos anos 90 mas funciona.
Estes tipos têm a mania... |
A adaptação deste jogo ao pequeno ecrã da 3DS não podia ter sido melhor. Os visuais são bastante nítidos e coloridos, com vários layers de parallax scrolling, diversos sprites em simultâneo no ecrã e bastante atenção ao detalhe, algo que se consegue ter melhor noção ainda se jogarem com o 3D ligado, onde as coisas ganham realmente uma nova dimensão em termos de profundidade. A implementação deste modo é sem dúvida das melhores que vi na consola e dá realmente gosto jogar deste modo pois tudo tem um aspecto fantástico. E não se ficando por aqui, a M2 resolveu incluir também a opção de scanlines para os mais puristas que têm saudades dos velhinhos CRTs.
Eia cavalinho! |
Embora a música deste jogo não seja tão memorável quanto aquelas que o mestre Yuzo Koshiro produziu, sobretudo a de Revenge of Shinobi, o certo é que os responsáveis por este departamento fizeram um óptimo trabalho no que concerne aos temas do jogo, com músicas muito próximas da sua prequela e que nos ficam na memória tal como as anteriores. Efeitos sonoros e afins são também muito bons e com a mesma qualidade que poderíamos esperar de um jogo deste calibre. A parte melhor deste port é que podemos optar pelo som da Mega Drive ou da Mega Drive II, onde existem diferenças ora subtis, ora notórias em termos de notas.
Um tipo visceralmente asqueroso. |
Na jogabilidade, este 3D Shinobi III é sem dúvida exímio na sua arte. O controlo de Joe Musashi é perfeito e acima de tudo uma evolução face ao jogo anterior na série. Desta vez podemos correr ao carregarmos duas vezes para a frente, usar a nossa espada no final da corrida, atacar os inimigos com um pontapé enquanto saltamos e até defender ataques premindo o botão de ataque. E claro, os shurikens continuam a ter um papel fundamental na acção. Até certas paredes podem ser usadas para escalar, dando a sensação que Joe Musashi teve aulas com Ryu Hayabusa. Mas a M2 quis ir mais além e incluiu o expert ninja mode, que basicamente mete os shurikens no botão R, a defesa no botão L e o botão de ataque passa a ser somente a nossa espada, tornando assim o jogo muito mais desafiante. Ah, e podemos redefinir os botões ao nosso gosto se for caso disso. Este modo estava presente no original mas escondido de forma subtil, que somente com o comando de seis botões é que se tinha acesso. Finalmente, a M2 incluiu um slot de save state e presenteou-nos ainda com a hipótese de jogarmos a versão japonesa do jogo, The Super Shinobi II, que tem algumas pequenas diferenças mas nada de life changing.
3D Shinobi III: Return of the Ninja Master é possivelmente o melhor port de sempre deste jogo e sem têm uma 3DS este jogo tem de constar na vossa colecção digital. E como tal é um JOGALHÃO DE FORÇA!
Próximo jogo: um conhecido FPS na PSOne.
MURRALHÕES DE FORÇA:
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